sugerir melhoria

Melhore Sua Cidade

Navegue pelo mapa para ver e avaliar as sugestões enviadas pelos nossos internautas

filtros

Melhore Sua Cidade

Navegue pelo mapa para ver e avaliar as sugestões enviadas pelos nossos internautas

Lucas De Oliveira Rosa

24 Jul

ciclovia

Mobilidade Urbana

Guaranhuns

Interligação da ciclovia desta rua com a praia. Esse pequeno trecho apresenta descontinuidade pois foi implementado uma ciclovia ligando a Av. Sergio Cardoso a nada. Sugiro a ligação desta ciclovia com a Ciclovia da praia de Itaparica

17 Jul

Criação da Unidade de Conservação Alagados do Vale

Meio Ambiente

Vale Encantado

Criação da unidade de conservação dos Alagados do Vale Encantado na ZEIA Alagados do Vale Encantado e no seu entorno. Uma das maiores biodiversidades já registrada em Vila Velha foi encontrada nessa região. São 193 espécies de aves sendo que algumas são ameaçadas de extinção e migratórias. Além disso, já foi registrado o gato-mourisco, tamanduá-mirim, ouriço-cacheiro, lontra, sagui, cachorro-do-mato, tatu, mão-pelada jacaré-do-papo-amarelo, jiboia e etc. O parque ligaria a região com o Parque Natural Municipal de Jacarenema através do rio Jucu e sua APP aumentando o fluxo gênico e criando uma área de proteção de maior porte em que muitas espécies poderiam ter suas populações viáveis para a posterioridade. A área é fundamental para o controle das enchentes em Vila Velha. Segundo o plano de manejo do Parque Natural Municipal de Jacarenema quase toda a região é planície de inundação do rio Jucu (Área abaixo da cota de 5 metro). A bacia do Canal Garanhuns onde se encontra essa região mencionada possui 94,57 % da sua área como várzea (áreas com elevação entre 5 m a -2 metros), segundo o documento do COMDEVIT “Elaboração dos Estudos para Desassoreamento e Regularização dos Leitos e Margens dos Rios Jucu, Formate e Marinho na Região Metropolitana da Grande Vitória”. Existem registros fotográficos de como a área ficou alagada na enchente de 2013, dessa forma, funcionando com um reservatório natural da água que não consegue chegar até o rio Jucu que é relativamente raso e não comporta todo esse volume. A área é cortada pela rodovia leste-oeste e na época de sua construção não foi realizado um EIA-RIMA na região. Inclusive animais silvestres (como cachorro-do-mato) já foram encontrados mortos por atropelamento, mesmo sem a rodovia estar funcionando normalmente. Os impactos para a vida selvagem são enormes e só vai piorar com o aumento do fluxo de carros.

Franciely Calmon

12 Jul

educação

Mobilidade Urbana

Planalto

gostaria de sugerir/ pedir uma escola de ensino fundamental que abranja o os bairros da regiao,

Gabriel Calil

07 Jul

Aproveitamento de lotes com limitações

Uso do Solo

Praia da Costa

Existem bairros como a Praia da Costa e Itapoã que possuem diversos lotes extremamente bem localizados (inclusive na orla da praia), mas que possuem pouca frente e edificações de grande porte em ambas as suas divisas laterais. Esta situação deixa estas áreas isoladas e inviabiliza a incorporação de edifícios em função dos afastamentos necessários. Entretanto estes terrenos poderiam ser melhor aproveitados para atividades as quais o município tenha interesse em desenvolver. Um exemplo é a atividade a hoteleira. O novo PDM pode ser uma grande oportunidade para o Município incrementar sua infraestrutura hoteleira em terrenos com "vocação" para esta atividade, setor em que Vila Velha é muito carente. Para isso o PDM poderia flexibilizar algumas exigências para empreendimentos hoteleiros em áreas com as características citadas de modo a viabiliza-los, desde que de comprovada viabilidade do hotel pelo empreendedor. Nestes casos o PDM poderia, por exemplo, prever a supressão de um dos afastamentos laterais, desde que nesta lateral já exista edificação alta sem afastamento e a dispensa de vaga de ônibus dentro do empreendimento, dado o porte e a característica dos hotéis urbanos que caberiam nestas áreas. Acho que esta ideia vai de encontro a construção de bairros residenciais mais permeados de comercio e serviços melhorando a mobilidade urbana e, consequentemente, agregando qualidade de vida aos moradores.

Diego Laranja Mattos

03 Jul

Área Multifuncional

Infraestrutura Urbana

Vale Encantado

Essa nova região de expansão do município abaixo da Rod. Leste-Oeste deve apresentar características multifuncionais, para que possam ser implementados empreendimentos tanto da área de moradia, como condomínios horizontais, empreendimentos logísticos e comerciais.

Diego Laranja Mattos

03 Jul

ZEIA Alagados

Meio Ambiente

Vale Encantado

Necessidade de nova delimitação da Zeia Alagados, tendo em vista que a delimitação do PDM antigo não condiz com a realidade do local. A área de alagados atual é muito menor do que a prevista no PDM e precisa de nova demarcação. Isso porque, no PDM antigo, a delimitação da Zeia não foi feita com georeferenciamento ou com uma equipe indo em loco.

Humberto Ribeiro Jr

11 Jun

Ciclovias/ciclofaixas

Mobilidade Urbana

Boa Vista II

Recentemente esta região passou por uma grande reforma viária em virtude da inauguração do Shopping Vila Velha e de outros empreendimentos públicos e privados. Ocorre que em virtude do fluxo da Universidade, do Shopping e do próprio bairro de Boa Vista, o trânsito de bicicletas é bastante elevado na região, mas não foram previstas nem ciclovias, nem ciclofaixas no entorno. No período de 18h a 19h, especialmente, o tráfego de bicicletas é particularmente elevado tendo em vista no horário de fim de expediente somado ao início das aulas. Deste modo, é necessário haver algum tipo de solução para uma circulação mais segura para as bicicletas que venham da Luciano das Neves para as ruas Juscelino Kubitschek e Annor da Silva. No limite, o ideal é que houvesse alguma conexão entre a ciclovia da orla com esta região para facilitar o fluxo de pessoas. Inclusive seria um grande ganho para o projeto Bike VV que está em discussão.

Tina Fontes

01 Jun

Fazer ligação da rua Santa Catarina com a Av Luciano das Neves

Mobilidade Urbana

Divino Espírito Santo

Olá boa tudo bem Venho por meio deste sugerir uma ligação da Rua Santa Catariana com a AV Luciano das Neves para diminuir o fluxo dentro dos Bairros Praia da Costa e Itapuã, e criar um no acesso mais rápido com os Bairros Coqueiral, Divino e centros comerciais da região, terminal de Vila Velha e Hospital Vila Velha .

Schirley Holz

31 Mai

Incentivos culturais

Patrimônio Histórico

Centro de Vila Velha

Mais eventos culturais na região da Prainha .

Schirley Holz

31 Mai

Sinalização e ordenamento do trânsito

Mobilidade Urbana

Cobilândia

Sinalização e ordenamento das áreas de estacionamento utilizada por lojistas e clientes para evitar o uso indevido de calçadas e ciclovias.

Schirley Holz

31 Mai

Ciclovias

Mobilidade Urbana

Cobilândia

Melhoria da sinalização da ciclovia, implementação de ciclofaixas nos trechos em que não há ciclovias e sinalização adequada para educação no trânsito.

Schirley Holz

31 Mai

Iluminação pública

Infraestrutura Urbana

Ataíde

Melhoria da iluminação no entorno dos condomínios e residências do bairro Ataíde.

Schirley Holz

31 Mai

Tratamento adequado do canal

Uso do Solo

Nossa Senhora da Penha

Tratamento adequado e constante do valão com limpeza, preferencialmente com projeto de revitalização da área.

Adriano Ramos

31 Mai

Cobertura do valão

Infraestrutura Urbana

Ataíde

Sugiro cobertura do valão a céu aberto na rua lateral da Makro, isso vai contribuir para qualidade de vida de todos que moram na região, diminuindo a proliferação de insetos e roedores, entre outros benefícios.

Joselia Feliciano Santana

30 Mai

Cobertura do valão

Mobilidade Urbana

Ataíde

Acho que seria muito viável a cobertura do valão que fica na lateral do Makro e vai até o final da outra rua. O ideal seria construir uma pracinha com uma área de lazer para as crianças e uma academia popular para a comunidade. Esse valão trás muito incomodo para os moradores da localidade trazendo ratos e baratas. Com a cobertura do mesmo melhoraria a qualidade de vida dos moradores.

Micheli Fernandes

30 Mai

valão

Mobilidade Urbana

Ataíde

Sugiro que o valão que fica na região seja coberto, o mesmo traz muito mosquito, ratos e baratas para região. e melhoras aquela rua que fica paralela ou Mackro atacado, e um parquinho na região

MARLEIDE RODRIGUES DA SILVA

30 Mai

VALÃO

Infraestrutura Urbana

Ataíde

GOSTARIA DE SUGERIR QUE FOSSE TAMPADO O VALÃO DA RUA MANGUE E RUA JOSE RAMOS DE OLIVEIRA. SUGIRO AINDA A IMPLANTAÇÃO DE UMA ACADEMIA POPULAR NESTE LOCAL, QUE TAMPADO FICARIA ÓTIMO. SERIA UM BEM ENORME PARA MUITOS MORADORES DEVIDO AOS DIVERSOS CONDOMÍNIOS AO REDOR DESSAS RUAS.

Felipe Santos da Penha

23 Mai

estrutura basica

Mobilidade Urbana

Santa Paula II

No bairro santa Paula 2 um bairro que tem tudo para dar certo, mas porem somos esquecidos pela prefeitura onde é um bairro facil de se resolver os problemas de estruturas basicas onde não contamos com estrutura basica em que um ser humano possa viver descentemente.

Eduardo Dias

22 Mai

SEGURANÇA

Mobilidade Urbana

Balneário Ponta da Fruta

Gostaria de saber o motivo da Guarda municipal não ser implantada em toda vila velha, pelo que eu vejo a guarda somente aparece nas áreas nobres do município, a demanda da guarda municipal hoje é muito pequena eu sei disso, vitoria com 200 mil habitantes a menos que nó tem uma guarda com 500 agentes, enquanto vila velha tem somente 283, a guarda é impostante, vimos a diferença que ela fez na crise da segurança publica do estado, gostaria de sugerir o aumento da guarda e a pulverização dela no em TODO O MUNICÍPIO, segurança não é um gasto, é um investimento, onde a população se sente mais segura, "chama" moradores para o município, a maioria das pessoas quando questionada o que mais quer respondem: -Queremos mais segurança!. Vila Velha é um município grande, e a guarda municipal de hoje é somente para a ELITE do município, quero ver a guarda municipal na região 5 realizando o seu trabalho!!!!

natalia

17 Mai

FALTA DE PAVIMENTAÇÃO

Infraestrutura Urbana

Cobilândia

Boa tarde. Sou moradora do bairro Cobilândia há 23 anos e o ponto onde eu moro SE QUER recebeu o piso intertravado. A prefeitura pavimentou praticamente todas as ruas adjacentes. Inclusive a dona Ana Rita, senadora sei la das quantas, pavimentou a rua onde ela morava aqui em Cobilandia e deixou as ruas adjacentes tudo cheia de buraco. COBILANDIA PAROU NO TEMPO. Não cresce, não desenvolve, isso por conta dos MILHARES de terrenos ociosos da familia Laranja e porque a prefeitura não OLHA para esse bairro. PRECISAMOS DE RUAS PAVIMENTADAS. A Av Otávio Borim encontra-se DO MESMO JEITO (ou até pior) do que era há 23 anos atras. OLHEM POR NÓS DE COBILANDIA!!!!!!!!!!

Cristiano Almeida

17 Mai

Proibir o corte de árvores

Mobilidade Urbana

Vila Velha

Vivemos em uma cidade carente de áreas verdes, onde a arborização não faz parte dos planos nem da Prefeitura nem dos moradores. Sempre vemos árvores sendo mortas, podadas drasticamente, por motivos que não são justificáveis (causar sombra, "atrapalhar" projetos arquitetônicos de gostos duvidosos, etc). Temos poucas árvores com mais idades. E ainda existe uma corrente que defende o CORTE DE CASTANHEIRAS, árvores que dão nome a praias e fazem parte da nossa cultura, pelo simples fato de serem "espécies invasoras". A única forma de mudar este cenário é proibindo o corte de árvores, seja de qual espécie for. Desta forma a Prefeitura terá um controle maior sobre as nossas áreas verdes e a população poderá ser educada sobre como é importante a existência das poucas árvores que temos.

Mary De Nardi

16 Mai

Semáforo no cruzamento entre a Rua Itaguaçu com a Rodovia do Sol

Mobilidade Urbana

Praia de Itaparica

Sugiro a instalação de um semáforo no cruzamento entre a Rua Itaguaçu e a Rodovia do sol, onde acontecem acidentes graves mensalmente.

thiago frederico neiva

09 Mai

galpões e industri

Mobilidade Urbana

Barramares

Proibir a construção de galpão e indústria em determinadas ruas de Barramares. No local existe varias indústrias que gera um trafego de caminhões constantemente e não tem estrutura para suportar tanta carga.

Marthon

04 Mai

ENGARRAFAMENTO

Mobilidade Urbana

Praia da Costa

Engarrafamento, de segunda a sexta-feira , das 07:00hs até as 10:00 hs. Tinha que ser proibido o estacionamento de carros nesse horário do lado direto na Av. São Paulo, vários condutores que vão no sentido a Praia da Costa ou Vila Velha centro, fica agarrado no transito que segue para terceira ponte. O lado direito deveria ser destinados aos condutores que vão para Praia da Costa ou Centro. Varias linhas de ônibus são prejudicada por causa desse congestionamento. Moro em Itapuã e trabalho no centro, quando não pego esse transito, é 10 minutos de carro, mas as vezes levo mais de 50 minutos.

Ricardo

02 Mai

Pontos Fora de Vila Velha

Mobilidade Urbana

Barramares

Pontos Fora de Vila Velha

Rosiane da silva caetano

26 Abr

Prainha e Buracos

Infraestrutura Urbana

Centro de Vila Velha

Sr querido prefeito de Vila Velha, não aguento mais cair em buracos ou em tampas de bueiros baixo, nossas ruas e Avenidas são um caos! Ter carro aqui em nosso País custa caro em todos os sentidos, então que pelo menos tenhamos vias com asfaltos muitos bons!! Prainha de Vila Velha, acho aquele lugar lindo e enorme, dá para fazer um parque para a criançada brincar, todo gramado para sentar e fazer piquenique com a família, uns brinquedinhos tipo de pracinha, uma rampa de Skate, uma ciclovia. Quando olho para aquele amplo lugar e lindo, vejo um lugar cheio de alegrias!

Lauren N

25 Abr

LIMPEZA E TRATAMENTO DO LIXO

Meio Ambiente

Itapoã

Sugiro a implantação URGENTE de um programa de limpeza, coleta e tratamento do lixo urbano na Av Hugo Musso, por parte de condomínios e estabelecimentos que descartam todo tipo de lixo nas calçadas, antes da coleta pública. Gostaria de mostrar como temos realizado o projeto de estudo da cultura domiciliar de produção de lixo, coleta, descarte e limpeza com moradores, contra a degradação do espaço público e coletivo. Estou à disposição

18 Abr

desburocratizacao da prefeitura Vila velha

Mobilidade Urbana

Vila Velha

fazer andar (destravar a burocracia inutil) dos processos ligados a lotes, predios, casas, projetos, etc

18 Abr

Rodovia do Sol

Mobilidade Urbana

Praia de Itaparica

A rodovia do sol seria mão única no sentido Shopping Boulevard até altura do Hospital Santa Mônica, com ciclovia e área de estacionamento. Utilizaria a Av. Saturnino Rangel como mão única com fluxo contrário da rodosol.

Gladston castro

17 Abr

Calçamento da Rua São Paulo sob a terceira ponte na vila militar do exército.

Mobilidade Urbana

Praia da Costa

Calçamento da Rua São Paulo sob a terceira ponte na vila militar do exército.

aldeoni soares.m

11 Abr

sinalização

Mobilidade Urbana

Ulisses Guimarães

Essa avenida precisa de todas as sinalização possível,inclusive quebra molas. Carros,ônibus e motos passam em alta velocidade constantemente.

rafael

10 Abr

Melhoria

Mobilidade Urbana

Itapuã

rua Milton Caldeira em itapoa necessita de macrodrenagem e asfaltamento urgentes , estamos abandonados a décadas.

Marcus Tulio Rocha Lyrio

31 Mar

Liberar os Projetos que estão TRAVADOS.

Habitação

Barra do Jucu

Boa noite, gostaria de saber porque Vila velha nao consegue fazer crescer a Barra do Jucu com novos Loteamentos de Empresas com projetos integrados com a Natureza e que já NÃO aguentam mais aguardar a liberação de seus projetos..? enquanto as outras Prefeituras Dão Prioridade aos novos empreendimentos imobiliários...Vila Velha vai na Contramão e não consegue aprovar Nada..esperamos que agora com o Máx Filho e o secretário de Desenvolvimento Urbano António Marcos tudo aconteça...pelo amor de Deus vamos destravar o Crescimento de Vila velha...

Leidiana Ribeiro

29 Mar

Pontal das Garças infraestrutura

Mobilidade Urbana

Praia da Costa

Aterrar e pavimentar as principais ruas do Bairro Pontal das Garças,calçada cidadã seria muito bom. Sem contar que nãp ha esgoto também no bairro.

Augusto Martins

29 Mar

Trânsito na Hugo Musso - Estacionamento

Mobilidade Urbana

Praia da Costa

A avenida Hugo Musso é uma das principais vias do nosso Município. Vejo que a situação do estacionamento nessa via é totalmente irregular ao Código Brasileiro de Trânsito e gera perigo aos usuários (motoristas, ciclistas e pedestres), pois nela é permitido - em grande parte da via - pela Prefeitura o estacionamento de veículos no acostamento da pista da esquerda., Que diga-se de passagem nem deveria existir, pois pelas normas do CTB a pista da esquerda é via rápida e da direita para veículos mais lentos. Em certos pontos podemos ver veículos estacionados tanto no acostamento da pista da esquerda quanto NA pista da direita, afunilando a via. Outra questão é quando estacionam caminhões de mudança do lado direito e na pista da esquerda já tem carro estacionado. Além de perigoso é totalmente contrário às normas. Em outras muitas vias de Vila Velha podemos verificar estacionamento de veículos do lado esquerdo da via. Certa vez sofri um acidente de moto pois um condutor ao estacionar na pista da esquerda verificou que na direita havia sombra e atravessou o carro na minha frente, isso na Av. Henrique Moscoso. Isso tem que mudar em Vila Velha, isso é desordem.

Helida de Souza

29 Mar

Calçadas

Mobilidade Urbana

Vila Velha

dar uma atenção ao bairros nas calçadas do bairro em geral principalmente na Arildo valadão as crianças tem que andar na rua e o pia a entrada do bairro por jardim Marilândia , o mato esta invadindo as calçadas detonadas .

Rudson Pereira de Azeredo

27 Mar

Pavimentação

Mobilidade Urbana

Divino Espírito Santo

Venho por meio deste solicitar a pavimentação e/ou a fiscalização do descarte irregular de resíduos na Rua Pedro Loyola Netto. Nessa rua sofremos constantemente com a falta de pavimentação e com os vários caminhões que vão até a rua para fazer desta um lixo a céu aberto e com isso causando o aumento de insetos, doenças e outras pragas urbanas em nossa comunidade.

23 Mar

MEIO AMBIENTE

Meio Ambiente

Barra do Jucu

Limpar a orla da praia do Barrão retirada dos quiosques e requalificação da orla

23 Mar

Entrada do Parque Natural de Jacarenema

Meio Ambiente

Barra do Jucu

Implantar o Parque Natural Municipal de Jacarenema e instalar as estruturas de entrada do Parque Natural de Jacarenema lado sul.

23 Mar

Meio Ambiente

Meio Ambiente

Barra do Jucu

RECUPERAR E RESTAURAR O AMBIENTE REMANESCENTE DE RESTINGA EM FRENTE AO DUNAS MOTEL E SHOPPING BOULEVARD ATÉ OS LIMITES DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE JACARENEMA QUE VEM SOFRENDO CONSTANTES INCÊNDIOS CAUSANDO DANOS A VEGETAÇÃO QUANDO EM PROCESSO DE RECUPERAÇÃO

23 Mar

Meio Ambiente

Meio Ambiente

Barra do Jucu

MANTER A ZEIA B EM FRENTE AO SHOPPING BOULEVARD OU AMPLIAR A ÁREA DO PARQUE DE JACARENEMA AGREGANDO ESSA ÁREA AO PARQUE DE JACARENEMA.

Laís

13 Mar

Loteamentos Fechados

Uso do Solo

Vila Velha

Criar disposição para concessão de uso de bens públicos de loteamento com perímetros "fechados e acesso controlado". Para tanto, o fechamento do loteamento deverá estar condicionado a diversos fatores que deverão visar a segurança, controle e responsabilidades, além de regulamentações aprovadas pelos Órgãos Públicos. Trata-se de uma ocupação ordenada associada a uma área de segurança que terá como finalidade atrair novos investimentos com reflexos positivos que atenderão a demanda do mercado.

Laís

13 Mar

ZEIA - ALAGADOS

Meio Ambiente

Rio Marinho

Necessário revisão da delimitação da ZEIA-ALAGADOS definida pelo Plano Diretor de 2009. A área demarcada se encontra descaracterizada considerando parâmetros de solo, vegetação e drenagem.

06 Mar

Câmeras de Segurança

Habitação

Rio Marinho

É necessário a instalação de câmeras de segurança, e monitoramento constante da Prefeitura, pois ainda não temos a Guarda Municipal funcionando ativamente no bairro

Liliane Mageski

03 Mar

pavimentação e construção

Mobilidade Urbana

Riviera da Barra

Temos aqui em Riviera da Barra a rua Riachuelo que está com somente a metade da rua pavimentada, faz anos que esperamos essa continuidade, ainda temos o UPA na avenida ao lado do Aero Club que está parado a sua construção e precisamos com urgência desta obra pronta para a nossa região 5 e assim não precisarmos ir para o PA da Glória e de Coqueiral, desafogando os serviços de saúde.

Marcos Vinicius de Paula Siqueira

02 Mar

Interligação dos ônibus Municipais

Mobilidade Urbana

Vila Velha

Criação de um ponto de integração das linhas municipais (Sanremo) no Centro e na Glória para que com a mesma passagem a o usuário possa trocar de ônibus. Exemplo: Em Paul existe uma única linha para Ponta da Fruta, que é muito demorada. Mas passam várias linhas diferente que vão para a Glória e o Centro. Com esse ponto de Integração o usuário poderia pegar um Praia da Costa ou qualquer linha via Centro, descer e pegar uma outra linha para ponta da Fruta. Isso pouparia tempo do passageiro e ampliaria o leque de opções de linhas para o seu destino final.

Marcos Vinicius de Paula Siqueira

02 Mar

Coletivos Municipais em Ilha das Flores

Mobilidade Urbana

Ilha das Flores

O bairro Ilha das Flores é carente de um transporte municipal que ligue Ilha das Flores Às principais localidades de Vila Velha - como Glória, Centro, Praia das Costa e Itaparica - de forma ágil e fácil. Atualmente o quadro de horários é uma vergonha e as linhas não operam aos sábados, domingos e feriados. A linha 047 - ILHA DAS FLORES X JOQUEY possui apenas quatro partidas de Ilha das flores: 06:10, 08:45, 15:10 e 17:40 apenas dias úteis, conforme site da empresa Sanremo. A volta, partindo de JOQUEY tem apenas dois horários: 07:30 e 16:30. Outra linha que atende o bairro é a 050: PONTA DA FRUTA X SÃO TORQUATO VIA ILHA DAS FLORES. Horários saindo de são Torquato: 07:30 08:50 12:00 15:30. Ponta da Fruta: 10:10 14:20 17:15 20:00. Novamente apenas em dias úteis. É um absurdo. Além de serem poucos horários, são linhas enormes que dão uma volta tremenda. Tando 047 quanto 050 passam em Vila Garrido, Santa Rita, Aribiri e Bairro Garoto. Por que não colocam linhas indo diretor por Vila Batista e Aribiri? Com a extinção da antiga linha 023: ILHA DAS FLORES X PRAIA DA COSTA, Via (olha o absurdo) --> Vila Garrido, ALVORADA, LIMDEMBERG. A viagem que poderia ser de 20 minutos chegava a 45 ou 50 minutos com trânsito bom! Bem, com a extinção dessa última linha (023), passamos a contar com a linha 006 em apenas dois horários pela manhã. Saindo de São Torquato às 05h25 e 06h55. A volta da praia apenas em um horário: 17h55. Minha sugestão: A linha 006: SÃO TORQUATO X PRAIA DA COSTA via VIA PAUL / VILA BATISTA / ARIBIRI / GLORIA, é a melhor opção para atender Ilha das Flores, pois é rápida e conta com vários horários. Sugiro que todos as partidas passem por ilha das flores que conta com um anel viário circulando a área pública que conta com campo de futebol e a nova estrutura da Praça da Cultura e Dos Esportes, com duas quadras, área verde, academia popular, pista de skate e um prédio que precisa ser terminado para implantação do CRAS da Região, que hoje funciona em uma casa em Paul, gastando dinheiro público com aluguel. Para piorar nossa situação, além dos poucos horários da linha 050, alguns motoristas não sobem em Ilha das Flores. A fiscalização da prefeitura deixa a desejar em nossa região. Precisamos de gente que usa o transporte público para organizar o sistema. Muitas pessoas preferem usar o transporte clandestino ou pegar vários ônibus do transcol pois o Sanremo não passa. Domingo é um sofrimento pegar Sanremo em Qualquer Bairro. Mesmo em Paul, que possui várias linhas, a frota de domingo é insuficiente. Abraço.

ANDRE LUIZ FUNDAO MAIOLI

24 Fev

Marinas

Mobilidade Urbana

Centro de Vila Velha

Liberação da orla para implantação de marinas.

ANDRE LUIZ FUNDAO MAIOLI

24 Fev

Plantio de árvores

Mobilidade Urbana

Praia da Costa

Plantar árvores por todos os acessos do Morro do Moreno, Principalmente ao longo do valão na rua Magnólia Aguiar

ANDRE LUIZ FUNDAO MAIOLI

24 Fev

Calçamento

Mobilidade Urbana

Centro de Vila Velha

Calçamento da rua Dom Jorge de Menezes para desafogar o fluxo de veículos que vão para o Centro saindo da Praia da Costa e tendo que utilizar a Hugo Musso.

ANDRE LUIZ FUNDAO MAIOLI

24 Fev

Calçamento

Mobilidade Urbana

Praia da Costa

Calçamento da rua Magnólia Aguiar e continuação da rua Piratininga até o valão para liberar o trânsito da Hugo Musso para quem vai para o centro de Vila Velha.

Aldair Nunes

24 Fev

Desenvolvimento esporte laser

Uso do Solo

Rio Marinho

Existe um espaço no Rio Marinho na rua Papa joão XXIII que poderia ser usado para esporte e laser com quadra esportiva e até mesmo fomentar a economia com barraquinhas com comidas típicas, ou seja uma praça com academia ao ar livre etc..

22 Fev

Vocação Logistica

Infraestrutura Urbana

Rio Marinho

A região do bairro Rio Marinho, tem um clara votação para a logística, com inauguração da nova Rodovia Leste Oeste, isso é ainda mais evidente. É necessário que o PDM abranja essa região com infraestrutura adequada para a instalação de depósitos e galpões, servindo de apoio para as empresas que irão se instalar no local, ajudando a fomentar a economia do município.

22 Fev

Manutenção

Mobilidade Urbana

Rio Marinho

É de extrema importância a realização com cronograma estabelecido de limpeza e conservação da via. Pois a mesma, encontra-se em situação precária há vários meses.

22 Fev

Vocação Logística

Mobilidade Urbana

Rio Marinho

A região do bairro Rio Marinho, tem um clara votação para a logística, com inauguração da nova Rodovia Leste Oeste, isso é ainda mais evidenciado. É necessário que o PDM abranja essa região com infraestrutura adequada para a instalação de depósitos e galpões, servindo de apoio para as empresas que irão se instalar no local, ajudando a fomentar a economia do município e de todo o município.

LUIZ ANTONIO TRARBACH

21 Fev

TRANSFORMAR RUA

Mobilidade Urbana

Ilha dos Ayres

Sugestão de transformar em mão unica a rua TEMIMINÓS,para evitar transtornos

Andressa Breda Nascimento

20 Fev

Calçamento nas Ruas Descritas

Mobilidade Urbana

Cobilândia

Gostaria que fosse Calçada as ruas Vianópolis e Parnamirim que estão com muitos buracos e são de terra batida umas das poucas ruas nessas condições tendo em vista ser uma área comercial.

Jheny Borges

14 Fev

Colocação de lombada

Mobilidade Urbana

Aribiri

A rua Antônio Bezerra necessita, urgentemente, de uma lombada/quebra-molas. Os carros trafegam em alta velocidade nessa rua que fica perto de supermercados, padarias e escolas e ela não conta com nenhuma lombada em todo seu perímetro.

Jheny Borges

14 Fev

Passagem de carros na feira do Aribiri

Mobilidade Urbana

Ataíde

Deveria ser proibida a passagem de carros na rua da feira do bairro Aribiri aos domingos, no horário em que a feira livre acontece. O movimento de carros no local coloca em risco a vida dos motoristas e pedestres.

Jheny Borges

14 Fev

Vagas de estacionamento

Mobilidade Urbana

Aribiri

Deveria ser proibido estacionar em uma das mãos da Rua Antônio Bezerra, principalmente aos domingos, dia da semana em que ocorre feira livre no bairro há anos e a rua se torna perigosa para motoristas e pedestres, devido ao grande movimento de pessoas.

ADILSON VIEIRA

06 Fev

ZEIA

Mobilidade Urbana

Vila Velha

CONVERTER A ÁREA ZEIA, em frente ao shopping Boulevard Vila Velha, em ÁREA EDIFICÁVEL, com projetos que sejam ecologicamente auto sustentáveis, para funcionar como um "piloto", e que possa no futuro servir de modelo para outras áreas e projetos. Impedir pura e simplesmente construir, não é politicamente correto nem economicamente sustentável.

Marcus Vinicius Piana Torezani

06 Fev

Melhoria do calçadão

Mobilidade Urbana

Praia da Costa

Sugiro uma melhoria da pavimentação do calçadão da Praia da Costa e Itapuã pois possui muita irregularidade no piso o que dificulta a locomoção principalmente de pessoas com dificuldade locomotora e idosos.

Ricardo Gonçalves

03 Fev

ESTACIONAMENTO ROTATIVO

Infraestrutura Urbana

Praia da Costa

Sugiro implantação de estacionamento rotativo em todo o bairro, nos mesmos moldes do centro da cidade; Pois a ocupação das vagas é feita de modo desordenado, com carros parados de forma irregular, dificultando o acesso a cadeirantes e com as vagas sendo loteadas por flanelinhas.

fabiana de oliveira norato leal

02 Fev

transporte urbano

Mobilidade Urbana

Cocal

estamos com um maravilhoso parque urbano situado no cocal onde crianças jovens adultos e idosos senten-se muito alegres e discontraidos em estarem la,porem o transporte urbano dentro do cocal não circula fazendo assim imensa falta pois o tranporte mais proximo passa no supermercado fae a alguns quilometros de distancia e segue para boa vista ,alem de fazer imensa falta tambem aos moradores da região de cocal que precisa sempre de se deslocar até o fae ou alex pneus que são os locais mais proximos que circula o terminal ibes 608 e o 636 que é terminal vila velha ficariamos muito gratos com essa melhora.

Roberta B Fieni

02 Fev

Emissão NF-e para MEI Comércio varejista

Economia

Santa Mônica Popular

Permitir que os micro empreendedores do comércio varejista de Vila Velha, tenham a possibilidade de emissão da NF-e pelo site da prefeitura de Vila Velha, assim como os prestadores de serviços já podem fazer. Outras prefeituras daqui do estado e de outros já fazem a emissão há algum tempo e Vila Velha ainda está atrasada.

Giovani Do Nascimento Abranches

28 Jan

Efetivação do Parque do Marista

Mobilidade Urbana

Vila Velha

Efetivação da área de preservação e Criação e abertura para a população do Parque do Marista.

Carlos M. Receputi

27 Jan

Policiamento

Mobilidade Urbana

Barra do Jucu

A necessidade de reativar as câmeras de vigilância existentes no bairro Barra do Jucu é urgente. A sociedade entre a Polícia Militar e a Prefeitura precisa ser reavaliada. É necessário a manutenção do destacamento do 4º bpm com mais excelência, pois precisa ser mais efetivo. A B.Jucu está nas mãos dos champinhas. Precisamos desse mínimo serviço que está sendo insuficientemente prestado.

Luan Ferreira Reis de Jesus

27 Jan

Abrigos nos pontos de ônibus

Mobilidade Urbana

Itapuã

Sugiro a instalação de abrigos nos pontos de ônibus da rua Belém.

Lucas Matias Caetano

27 Jan

teste

Mobilidade Urbana

Cobilândia

teste

Giovani

24 Jan

Tapagem de valão e aproveitamento dos espaços

Mobilidade Urbana

Praia da Costa

Sugiro a tapagem de alguns trechos descobertos do valão em baixo da Terceira Ponte paralelo a rua São Paulo no Centro de Vila Velha e aproveitar esta área ociosa transformando-a em um novo espaço gastronômico e de lazer para a cidade com a ocupação de barracas de lanches, praças e pistas para esportes radicais como Skate, patins e bikes e também quadras poliesportivas para a prática de esportes.

Giovani

24 Jan

Tapagem do canal da Costa

Mobilidade Urbana

Praia da Costa

Sugiro a tapagem do canal da costa no trecho do cruzamento da av. Carioca com a av. Antonio Ataíde até a subida da Terceira Ponte transformando-a em novas vias que serviriam para melhorar a fluidez do transito da região.

Giovani

24 Jan

Conclusão das obras da Rodovia Carlos Lindenberg

Mobilidade Urbana

Cobilândia

Sugiro a conclusão e finalização das obras no trecho final da rodovia Carlos Lindenberg que não foram finalizadas desde a sua reforma em outros trechos em outros bairros.

Giovani

24 Jan

Conserto, pavimentação e tapagem de valões

Mobilidade Urbana

Aribiri

Sugiro obras de conserto e pavimentação da rua Dois de Fevereiro no bairro Aribiri pois a mesma ah muitos anos se encontra esburacada e de difícil transito para os veículos após obras de tapagem do valão que corta o bairro que também não foi concluída. Esta é uma rua muito importante para o bairro devido ao intenso comércio próximo como lojas, supermercados e também a feira que demanda muita circulação de veículos por ela. Gostaria de sugerir também a tapagem dos valões do bairro que a muitos anos tornou-se propagandas políticas para ganho de votos e nunca foram efetivadas definitivamente!

Cesar Ordena

23 Jan

Caminho para a praia

Infraestrutura Urbana

São Torquato

A minha sugestão é que quando se vem de vitoria e se entra na Rodovia Carlos Lindenberg , parece que estamos entrando em um cemiterio ,logo na entrada da cidade deveria ter simbolos da cultura vila velhense e durante o trajeto ate as praias eu sugiro que aja palmeiras nos canteiros, a cada 2 quilometros Ecopostos de aqua de coco para os turistas e os pontos dos onibus com simbolos de coisas sobre a praia ,Ex: Um ponto de onibus em forma de coqueiro ,etc... Teloes com informaçoes sobre o transito e qualidade da agua do mar , placas com quilometragem dos pontos turisticos , eu quero uma lindenberg de alta tecnologia e bem iluminada a noite .

23 Jan

pavimentação

Mobilidade Urbana

Balneário Ponta da Fruta

nossas ruas se enche de barro quando chove e muita poeira quando não chove precisamos de ajuda

23 Jan

Pavimentação

Mobilidade Urbana

Balneário Ponta da Fruta

As ruas do Balneário de Ponta Fruta estão completamente danificada com milhares de buracos contando também da poeira que está sendo algo insuportável para os moradores então estamos precisando urgentemente da pavimentação das ruas principais e reforçando também em períodos de chuva as ruas de enchem de lama ficando impossível a passagem a pé... AJUDE-NOS

Keyla Krause

21 Jan

Pavimentação

Mobilidade Urbana

Alvorada

A rua onde resido..acredito que seja a única que não possui pavimentação. Gostaria de ver essa realização.

20 Jan

pavimentação das ruas principais

Mobilidade Urbana

Balneário Ponta da Fruta

As ruas do Balneário de Ponta Fruta estão completamente danificada com milhares de buracos contando também da poeira que está sendo algo insuportável para os moradores então estamos precisando urgentemente da pavimentação das ruas principais e reforçando também em períodos de chuva as ruas de enchem de lama ficando impossível a passagem a pé... AJUDE-NOS

20 Jan

pavimentação das ruas principais

Mobilidade Urbana

Balneário Ponta da Fruta

As ruas do Balneário de Ponta Fruta estão completamente danificada com milhares de buracos então estamos precisando urgentemente da pavimentação das ruas principais

David

17 Jan

Iluminação pública e semáfaros por energia solar

Mobilidade Urbana

Vila Velha

O sistema poderia ser estudado, fazendo um mapeamento em toda cidade. Definindo pontos estratégicos de captação e distribuição da energia solar através de paineis. Com isso, acredito, teriamos uma economia energética e o imposto que é pago junto com a energia elétrica das residências e empresas... Claro, avaliação de uma empresa especialista neste assunto. Segue um exemplo: https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2015/01/energia-solar-e-usada-na-iluminacao-publica-em-cidade-de-santa-catarina/25007

Rodrigo de Carvalho

16 Jan

Acessos à 3a. Ponte

Mobilidade Urbana

Praia da Costa

Diariamente há enfrentamento de problemas de trânsito nos acessos à terceira ponte. Mesmo com o tráfego fluindo na ponte, é difícil chegar até ela, especialmente nos horários de pico. Mas há oportunidades, como no acesso pela Rua Ceará. Para acessar a Rua Ceará a partir da praia (Avenida Antônio Gil Veloso) há um conflito entre os veículos que pretendem seguir pela orla e aqueles que farão a conversão à esquerda, para acessar a ponte. E à direita há uma baia de estacionamento (táxis, inclusive). O espaço ocupado pela baia poderia ser readequado, deslocando-se o estacionamento em uns 30m e utilizando o espaço para manter duas faixas na Gil Velozo, e faixa exclusiva, e segregada, para o acesso à ponte. Outros acessos também precisam de ordenamento de desenho viário. Em todos há necessidade de qualificar as travessias de pedestres e circulação de ciclistas.

Rodrigo de Carvalho

16 Jan

Valões a céu aberto

Meio Ambiente

Nova Itaparica

Em tempos de dengue, chikungunya, retorno da febre amarela, todas com riscos de fatalidade; o cidadão tenta contribuir cuidando do resíduo de água no vasinho de planta... mas o que dizer de um Município que historicamente não trabalha para cuidar de seus tantos valões a céu aberto. Esta situação medieval precisa mudar. Algum passo inicial precisa ser dado. Quantos parques lineares e/ou vias de ligação poderiam se abrigar nesses espaços que segregam e desvalorizam bairros e imóveis, além de atrair doenças. Quantos editais do Governo Federal já disponibilizaram recursos que poderiam se aplicar para este fim, sem que nenhuma ação ainda se haja efetivado. Há espaço até mesmo para um concurso de urbanismo, para captação de idéias e projetos, quem sabe para gerar uma reestruturação urbana através de uma PPP?

Rodrigo de Carvalho

16 Jan

Ciclofaixa e calçadas

Mobilidade Urbana

Novo México

O SENAI de Araçás abriga centenas de estudantes em cada turno, inclusive à noite. Em função da faixa etária, muitos se deslocam de bicicleta. Não há comodidade na ligação entre a escola e os bairros do entorno. Há carência de ciclofaixas e calçadas adequadas, pouca iluminação. A ligação com a Avenida Leila Diniz é extremamente precária.

Rodrigo de Carvalho

16 Jan

Travessias seguras

Mobilidade Urbana

Ilha dos Bentos

Sugiro instalação de faixa elevada (quebra-molas cidadão) no entorno da Praça dos Laranjais e Praça de Novo México, a exemplo do que foi feito na Praça do Parque das Gaivotas. Há muitos idosos e crianças que frequentam as praças de Novo México e Ilha dos Bentos diariamente, e há veículos e principalmente motocicletas que não respeitam os limites de velocidade, oferecendo risco aos pedestres.

Rodrigo de Carvalho

16 Jan

Ponte inadequada

Mobilidade Urbana

Praia das Gaivotas

A ponte que faz ligação entre a Rua Jorge Rizk e a Avenida Leila Diniz é inadequada. Não possui ciclovia ou passeio de pedestres adequado. A calçada precária não possui pavimentação. Não há guarda corpo que proteja as crianças na ponte, construída sobre o valão (medievalmente a céu aberto!). Toda a Avenida Leila Diniz necessita de cuidado, desde a rotatória que faz ligação com a Rodovia Darly Santos até o Parque das Gaivotas há carência de ciclovia e passeios adequados. A mão única pode ajudar.

Rodrigo de Carvalho

16 Jan

Mobilidade urbana

Mobilidade Urbana

Ilha dos Bentos

Sugiro a construção de ponte, com duas faixas de rolamento, além de guarda corpo, passeio de pedestres e ciclovia na Rua João Cypreste Filho, estabelecendo ligação entre o Parque das Gaivotas e o bairro Ilha dos Bentos. Tal medida permitiria o funcionamento de binário com a Avenida Leila Diniz, e a dissipação do fluxo de veículos concentrados na ponte que liga a Leila Diniz ao Parque das Gaivotas, onde, inclusive, não há ciclovia e passeio adequados.

Rodrigo de Carvalho

16 Jan

Limitação de acesso de veículos

Mobilidade Urbana

Novo México

Limitar a criação de acessos de veículos para novos empreendimentos na Avenida Leila Diniz, em Novo México. A via não comporta o tráfego, há poucas vagas de estacionamento regulamentadas. A exemplo do que propõe o Anexo 12 do PDU de Vitória (Lei 6.705/2006). A medida impulsiona ao remembramento e otimização de novos projetos para imóveis voltados para a via, além de atraír o desenvolvimento para o interior do bairro, possibilitando a melhoria de circulação na Avenida.

15 Jan

MORRO DO MORENO

Meio Ambiente

Praia da Costa

Que na revisão do PDM , seja incluído um novo zoneamento para a Elevação Residual do Morro do Moreno, com restrições ao uso e ocupação impostas pelas fragilidades geológicas, geotécnicas e pedológicas, atributos ambientais e paisagísticos.

Cleilson Rodrigues Meirelles

13 Jan

PONTA DA FRUTA

Mobilidade Urbana

Nova Ponta da Fruta

EM CIMA DA PEDRA DA PRAIA DE PONTA DA FRUTA TEM VÁRIAS CASAS QUE FORAM CONSTRUÍDAS DE FORMA IRREGULAR HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS E QUE AINDA DESPEJAM SEU ESGOTO EM CIMA DA PEDRA INDO PARA O MAR, ATÉ QUANDO ESTA SITUAÇÃO PERMANECERÁ?

Cleilson Rodrigues Meirelles

13 Jan

RODOVIA DO SOL

Mobilidade Urbana

Barra do Jucu

Vejo com grande preocupação as construções que estão sendo feitas ao longo da rodovia do sol que em breve ligará a orla de vila velha a Guarapari. Sabe-se que a rodovia do sol que liga vila velha a Guarapari é Estadual, mas no entanto em breve gerará grande prejuízo de mobilidade pública para os principais interessados que são os munícípes vilavelhenses e aqueles de guarapari. Grandes condomínios e residencias estão sendo construídos ao longo da rodovia em em breve teremos um retrato do que acontece quando se tenta atravessar o município de linhares pela BR 101. semáforos a cada 100 metros e um infinidade de radares e acessos para travessia de pedestres e veículos de um lado para outro da Br 101. Alguma coisa precisa ser feita para impedir que em breve o acesso a guarapari que hoje leva cerca de quarenta minutos passe a mais de duas horas de viagem. tem que haver uma ação conjunta com o governo do Estado para que novas legislações, delimitem um espaço maior entre as construções e a rodovia do sol, do contrario o turista que chega nas praia de guarapari não terá boa logística para chegar as praias de vila velha e vice versa. a título de exemplo temos um condomínio construído logo após a entrada de retiro do congo que tem seu muro muito próximo a rodovia e que por sinal até um radar já foi posto lá para atender às necessidades deste condomínio que a meu ver não deveria ser construído ali mas bem mais para dentro. Por outro lado, breve precisaremos de duplicar a rodovia do sol, como isto seria possível com as proximidades das construções.

Cleilson Rodrigues Meirelles

13 Jan

CICLOVIA NA 3ª PONTE

Mobilidade Urbana

Praia da Costa

Retomar o projeto em conjunto com o governo do Estado para ciclovia na 3ª ponte, acredito que desafogaria o transito e ajudaria na mobilidade urbana de forma mais saudável e com menor custo. Obra de grande utilidade.

Cleilson Rodrigues Meirelles

13 Jan

NOME DAS RUAS

Mobilidade Urbana

Soteco

A mudança no nome das ruas para homenagear pessoas ou famílias tem destruído a cultura da cidade. Coqueiral de Itaparica, por exemplo, tinha nome de cidades foi um marco para a cidade, no entanto, trocaram o nome das ruas, sem consultar moradores e comerciantes locais. Acredito que isto poderia ser desfeito, pois tem rua que a placa continua a mesma, por exemplo: rua Ibiraçu( atual professor augusto ruschi) a placa continua Ibiraçu, alem de ser pratico quando do preenchimento do endereço, tendo em vista que o nome é curto, eu como morador nunca fui consultado, bem como entendo que o nome da rua faz parte da história da cidade. Assim como a resplendor, rua bahia, em Itapuã que tambem tiveram seus nomes trocados e a população além de não concordar ainda chama pelo antigo nome. Eu mesmo nem sei qual o nome que deram para estas ruas. A mudança do nome das ruas que tem ocorrido em itapuã, itaparica, Praia de itaparica vai contra a história da cidade, REVEJA ISTO, PREFEITO!

Cleilson Rodrigues Meirelles

13 Jan

tratamento de esgoto

Mobilidade Urbana

Coqueiral de Itaparica

a maior parte do esgoto residencial dos bairros de vila velha tem ligação direta a rede pluvial, o já é um crime ambiental, haja vista que o destino é o mar. como boa parte da cidade já tem ligação com a rede de tratamento o que precisa é identificar os casos de ligação do esgoto residencial à rede pluvial e ligar corretamente à rede de tratamento.

PAULO CESAR PEREIRA DA SILVA

13 Jan

MELHORIA NA ILUMINAÇÃO DE RUAS DO BAIRRO ARAÇÁS.

Infraestrutura Urbana

Araçás

MORO EM ARAÇÁS HÁ 36 ANOS E VEJO COM PREOCUPAÇÃO O ALTO ÍNDICE DE ASSALTOS QUE TEM ACONTECIDO ULTIMAMENTE, COMO EM TODO O MUNICÍPIO. SUGIRO A PMVV A COLOCAÇÃO DE LÂMPADAS MAIS POTENTES NAS RUAS DO BAIRRO, POIS A MAIORIA DAS RUAS ESTÃO COM LÂMPADAS ULTRAPASSADAS E COM POUCA ILUMINAÇÃO. NA MUDANÇA AS LÂMPADAS RETIRADAS PODERÃO SEREM UTILIZADAS EM OUTRAS RUAS DE OUTROS BAIRROS QUE AINDA NÃO TEM ILUMINAÇÃO. UMA MELHOR ILUMINAÇÃO COM CERTEZA MELHORA A SEGURANÇA, DEIXANDO OS MELIANTES MENOS SUJEITOS A PRATICAREM ATOS ILÍCITOS. NUM SEGUNDO MOMENTO, SEI QUE ESTÁ NO INÍCIO DO NOVO GOVERNO, MAS NÃO POSSO DEIXAR DE CITAR A PRAÇA DO BAIRRO ARAÇÁS QUE FICOU ABANDONADA DESDE QUE FOI REFORMADA EM 2010. SÃO 6 ANOS SEM MANUTENÇÃO. OS PROBLEMAS SÃO DIVERSOS: O CAMPO DE FUTEBOL SOCIETY TODO ARRUINADO; A GRAMA NEM SE FALA TODA DEFORMADA, OS BRINQUEDOS ESTÃO QUEBRADOS, OS BANCOS DA PRAÇA TAMBÉM E O CONJUNTO DE APARELHOS DE GINÁSTICA COM PROBLEMAS. ESTAMOS TORCENDO PELO SUCESSO DA NOVA ADMINISTRAÇÃO E GOSTARÍAMOS DE VER NOVAMENTE A NOSSA PRAÇA DE ARAÇÁS, QUE É UMA DAS MAIORES DO MUNICÍPIO NOVAMENTE BONITA E DANDO CONDIÇÕES DE NOSSOS MORADORES A UTILIZAREM COM ALEGRIA.

Celso Neto

12 Jan

Rede de Esgoto e Saneamento

Mobilidade Urbana

Barramares

Bom dia, Sabe-se que o bairro Barramares é um dos maiores de Vila Velha, e mesmo assim, é carente de quase tudo, principalmente de olhares das autoridades, o que mais incomoda, além de outros problemas é a questão das fossas sanitárias a céu aberto. Acho se fizesse um planejamento onde disponibilizasse de forma ágil o caminhão de sugador de águas de fossas, impediria do morador de jogar água para a rua, tornando o bairro ainda pior.

cristiana fernandes

12 Jan

Praça de araças

Meio Ambiente

Araçás

Gostaria de pedir ao prefeito que olhasse para a nossa área de lazer que é a nossa praça. Todos os brinquedos estão quebrados, não tem bancos para sentar. E poderia melhorar a academia cidadã, pois está tudo enferrujado

Marcello Lindgren

11 Jan

Monumento Natural Morro do Penedod

Meio Ambiente

Paul

Implantação de uma infraestrutura de acessibilidade ao vale entre o Morro do Penedo e Morro da Urca, com atracadouro turístico, que permita embarcações de médio porte aonde ocorrerão passeios ambientais. Esse equipamento permite que grupos escolares, de crianças e adolescentes, assim como o público em geral, idosos, tenham acessibilidade plena a esta área natural. Que é considerado um patrimônio cultural, tombado pelo conselho estadual de cultura. Um projeto conceitual já foi apresentado e aprovado nos conselhos municipais e estaduais. Existem recursos públicos depositados pela iniciativa privada, que garantem a execução do projeto e parte da obra.

Moises de Paula ribeiro

11 Jan

Pavimentação das ruas Do Bairro zumbi dos Palmares

Infraestrutura Urbana

Zumbí dos Palmares

Pavimentação e uma praça de lazer, o bairro está abandonado por diversas administrações, até hoje vive de promessas de prefeitos e vereadores.

Moises de Paula ribeiro

11 Jan

Pavimentação das ruas Do Bairro zumbi dos Palmares

Mobilidade Urbana

Industrial do Alecrim

Pavimentação e uma praça de lazer, o bairro está abandonado por diversas administrações, até hoje vive de promessas de prefeitos e vereadores.

10 Jan

Controle efeito borda Jacarenema

Meio Ambiente

Barra do Jucu

Inserir no PDM regras mais rígidas de uso e ocupação do solo em áreas limítrofes das Unidades de conservação, principalmente do Parque de Jacarenema

Daniel Mello

09 Jan

Praça de Coqueiral

Infraestrutura Urbana

Coqueiral de Itaparica

antigamente iriam construir uma academia popular tinha equipamento e tudo guardado no Ginásio do Tartarugão mais não sei o que foi feito e a praça não foi terminada , a reforma da praça leva qualidade de vida para o bairro sendo que a praça virou deposito de drogas e mendigos.

Daniel Mello

09 Jan

Fechamento do Canal

Mobilidade Urbana

Coqueiral de Itaparica

um construção de vias maiores e fechamento do Canal de Coqueiral como foi prometido temos duas vias naquela area uma para ir conforme Shopping vila velha que poderia mudar ali naquele terreno baldio atras da novo milenio é so destruir o muro e continuar a via indo para shopping iria facilitar muito. Fechamento do canal e construção de ciclovias e parques para moradores.

Daniel Mello

09 Jan

Estacionamentos

Mobilidade Urbana

Praia de Itaparica

Gostaria de sugerir a retirada de estacionamentos e barracas de lanches na Santa leopoldina, melhor sinalização e cameras de monitoramento para melhor segurança dos nossos moradores da primeira etapa

Daniel Mello

09 Jan

Quiosques e meio ambiente

Meio Ambiente

Praia de Itaparica

Gostaria de uma melhoria e educação nos quiosques da praia , quiosques com Fast Food comidas rápidas e sem mesas na areia da praia para evitar sujeiras , mais chuveiros para banhistas. hoje a praticas de esportes estão muito grande e não tem limpezas na areia depois do consumo em quiosques levando a acidente , fora animais marinhos que visitam nossa praia uma sujeira só ninguém arruma. Revitalização da orla como foi prometido a muito tempo atras.

Robson Batista

07 Jan

Precisamos de Atenção Urgente!

Infraestrutura Urbana

Morada da Barra

Que essa nova gestão olhe com mais atenção pro nosso Bairro Morada da Barra pois precisamos muito de REDE de ESGOTO e PAVIMENTAÇÃO das RUAS..... pois estamos abandonado pelo poder público!!!

Fabio Denarde

05 Jan

Reforma e melhoria na Creche/Umei Euphelia Moreira (Paraíso Infantil)

Mobilidade Urbana

Jardim do Vale

Boa tarde, gostaria de sugerir a reforma na Umei Paraíso Infantil, pois a estrutura é muito pequena para atender a comunidades do bairro Vale Encantado e adjacências. Visto que, a creche conta com 5 ou 6 salas de aula, e isto não atende a grande demanda. Ela tem um anexo (barracão) que esta desativada, pois a estrutura está caindo aos pedaços e coloca em risco a vida de nossas crianças. Seria muito interessante e benéfico, que a prefeitura reformasse pelo menos o anexo, assim poderia abrir mais turmas e resolveria "em partes" essa grande demanda por vagas no bairro.

leticia santos

03 Jan

Implantar quebra molas na divisa da Av. Adalton Santos com Rua Amoreira

Mobilidade Urbana

Itapoã

Sugiro a colocação de quebra molas na divisão da Av Adalton Santos com a Rua Amoreira em Itapoã , devido ao crescente numero de automóveis e motociclistas que fazem uso da via, principalmente em período escolar, em alta velocidade, pondo em risco a vida dos pedestres, moradores ou não da região, em evidencia dos alunos que transitam ali.

Luiz Ricardo

27 Dez

Iluminação Pública

Infraestrutura Urbana

Alvorada

Em uma sugestão anterior, apresentei problemas na rua Valdir Junger, onde sugiro que as calçadas fossem consertadas e a rua nivelada (visto os altos desníveis entre as pedras de paralelepípedo) - um projeto de urbanização seria excelente! -, mas nesse espaço venho pedir uma melhor iluminação dessa rua já que a rua supracitada possui uma iluminação insuficiente, o que a torna um local propício para assaltos, trazendo insegurança para todos os moradores. Espero poder contribuir para tornar Vila Velha um lugar

Luiz Ricardo

27 Dez

Urbanização

Infraestrutura Urbana

Alvorada

Olá, sou morador da rua Valdir Junger, em Alvorada. O bairro como um todo, mas em especial a rua supracitada carece de atenção. Boa parte das calçadas estão com matos e/ou quebradas (o que não deixa outra opção para os moradores, a não ser "se aventurar" entre os carros no meio da rua). Além disso, essa rua (que é de paralelepípedo) está com diversos desníveis entre as pedras (paralelepípedos), o que torna o ambiente favorável para acidentes, visto que há diversos moradores já idosos e com dificuldades para andar. Espero ajudar a construir uma Vila Velha melhor para TODOS.

Carlos Junqueira

19 Dez

Pavimentação das Ruas

Mobilidade Urbana

Balneário Ponta da Fruta

Bom dia. Em períodos chuvosos nos moradores do Balneário Ponta da Fruta sofremos muito com a lama e buracos, nos períodos de estiagem de chuva sofremos com o pó e buracos. Precisamos de ajuda das autoridades competentes pois isto vem dificultando demais a vida dos moradores. Além de tudo quem tem veiculo acaba tendo um gasto elevado com a manutenção dos mesmos e acredito que a empresa de ônibus que faz a linha no bairro também deve ter a mesma reclamação. Precisamos de AJUDA.

Hudson

15 Dez

Nescessidade

Mobilidade Urbana

Pontal das Garças

Boa tarde, solicito que por favor deem uma olhada no bairro Pontal das Garças, no local que apontei no mapa há uma rua chama Macuco registrada tanto na prefeitura quanto no cartório de registro de imóveis, ela, como todas as outras não possui pavimentação ou esgoto. Mas pior que as outras, não possui iluminação pública, rede elétrica ou rede hídrica e mais ainda, não possui nem mesmo uma rua, apenas buracos e amontoados de entulho. Por favor prefeitura façam algo por esse bairro, pavimentação e saneamento básico não são luxo, são direitos básicas e fundamentais garantidas por nossa magna carta, e os senhores, enquanto Estado estão negando ao povo daquela e outras regiões da cidade.

Sergio Alexandre Barbosa Vieira

14 Dez

Iluminação Pública

Infraestrutura Urbana

Alvorada

Sugiro melhoria na iluminação pública da esquina entre as Ruas Municipal e Cruzeiro do Sul, bem como do prolongamento da Rua Cruzeiro do Sul até a Travessa Libra. A iluminação existente não é suficiente e torna o local inseguro durante a noite.

Cléria Maria Deleu

07 Dez

LIXO ORGÂNICO - Unidades de compostagem

Meio Ambiente

Praia de Itaparica

Considerando que a lei nº 12.305/2010 prevê, em seu art. 36, que cabe ao titular dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos. A prefeitura deve implantar sistema de COMPOSTAGEM para resíduos sólidos orgânicos, das residências e comércio, e articular com os agentes econômicos e sociais formas de utilização do composto produzido. Uma ação positiva, nesse sentido, colaboraria para uma integração da sociedade com o meio ambiente, através da participação responsável pela separação do lixo, o conhecimento sobre o processo de reaproveitamento de matéria orgânica e a possibilidade de utilização de esses insumos agrícolas, para o fomento de hortas particulares e em comunidade.

MICHEL OLIVEIRA ZORZAL

02 Dez

Regras para construção

Mobilidade Urbana

Interlagos

Dependendo do Bairro de Vila Velha você é obrigado a destinar 33% do terreno para AFASTAMENTOS. O PDM estabelece 2 metros para cada lado...isso num lote de 12 metros representa quase METADE !!!! Absurdo.

Dálete Tolentino Vieira

02 Dez

Uma creche em nova ponta da fruta

Infraestrutura Urbana

Ponta da Fruta

Minha casa fica longe da creche construida em Balneário e gostaria que criassem uma aqui em perto onde eu moro.

RAFAELA BEZERRA FREITAS LADEIRA

01 Dez

MELHORIAS PARA AS RUAS xAVANTES E ARTUR BERNARDES a

Mobilidade Urbana

Vila Velha

AS RUAS XAVANTES E ARTUR BERNARDES, LOCALIZADAS NA SUBIDA DO MORRO DO MORENO, MERECEM CUIDADOS DE LIMPEZA, CALÇAMENTO, VISTO QUE ESTÃO ABANDONADAS E SITUADOS EM UM DOS MAIORES PONTOS TURÍSTICOS DE VILA VELHA.

Robson Luiz Ferreira

28 Nov

Pintura de Faixas e Instalação de Quebra Molas

Mobilidade Urbana

Alvorada

Boa Tarde! Peço que analisem a rua felicidade siqueira no percurso da ciclovia, a mesma encontra-se com muitos buracos e sem pintura de faixas nas travessias e sinalização de chão para quebra molas. Noto também que a via só tem quebra molas em um sentido, deixando- muito perigosa. outro ponto é que a via e muito extensa tendo somente um retorno. facilitaria se a via tivesse pelo menos mais um retorno entre a rotatoria e a Silkpress. Desde ja agradeço a atenção.

Leonardo Barcelos

28 Nov

Instalação de quebra mola cidadão

Mobilidade Urbana

Alvorada

Venho por favor através desta, pedir a instalação de um quebra molas cidadão nesta rua ou neste cruzamento. Devido a atravessia de várias crianças que saem da escola e de vários idosos que moram nesta redondezas. Os veículos se aproveitam de uma descida situada nesta rua e descem em alta velocidade, inclusive motoristas de ônibus de linha que aqui passam. Acho que não será necessário esperar pelo pior para ser tomado providências.

Leonardo Barcelos

28 Nov

Instalação de quebra molas cidadão.

Mobilidade Urbana

Alvorada

Venho pedir, a instalação de um quebra molas cidadão nesta rua, devido ter uma escola com muitas crianças, que saem por essa rua, e os motoristas principalmente de ônibus de linha que passa por aqui, passam em alta velocidade, descendo a ladeira aqui situada, não só pelas crianças mais por ser uma região aonde existe várias pessoas idosas, que precisam atravessar essa rua ou este cruzamento..

Marcia Marcy

28 Nov

Implantação de um Pronto Atendimento

Mobilidade Urbana

Alvorada

Alvorada necessita de um posto de saúde, já que o mais próximo fica muito distante.

Marcia Marcy

28 Nov

Pronto Atendimento e Lotérica

Mobilidade Urbana

Santa Rita

Sugiro a implantação de um PA em Alvorada e Lotérica

Bairro Alvorada

28 Nov

Descarte de resíduos

Meio Ambiente

Alvorada

Fiscalizar o descarte irregular de resíduos, especialmente o entulho de obras e móveis no cruzamento das ruas Itororó e Itaoca, que lamentavelmente se tornou um ponto viciado de lixo e entulho. Multar empresas e indivíduos que insistem, lançando os resíduos em locais inapropriados.

Bairro Alvorada

28 Nov

Nova Rede de Esgoto

Infraestrutura Urbana

Alvorada

Construção de uma nova rede de esgoto para baixo, a atual rede tem mais de 30 anos e não comporta a quantidade de residências do bairro.

Bairro Alvorada

28 Nov

Paisagismo

Mobilidade Urbana

Alvorada

Criação de um jardim na rotatória do bairro, situada na Av. Ernesto Canal visto que os motoristas não respeitam a mesma e até utilizam como estacionamento.

Bairro Alvorada

28 Nov

Conclusão Obra da UMEF Gil Bernardes

Mobilidade Urbana

Alvorada

Essa é uma antiga reivindicação da comunidade, em Outubro de 2012 a prefeitura começou as obras da mesma e até hoje não concluiu.

Bairro Alvorada

28 Nov

Melhoria na Iluminação Pública

Mobilidade Urbana

Alvorada

Substituição das lâmpadas atuais por LED, no período noturno as ruas são muito escuras o que propicia vários assaltos na região. Em seu site a PMVV afirma que desde 2013 investiu cerca de R$ 18 milhões para deixar a cidade mais iluminada e segura. Todos os bairros do município foram contemplados com a instalação de 12.400 novas lâmpadas, postes, projetores ou com a substituição de luminárias de maior potência, que são mais econômicas iluminam mais. Mas aqui em Alvorada continuamos com a iluminação antiga amarela que pouco ilumina a noite.

Carlos Roberto Bianchi

25 Nov

Urbanização.

Mobilidade Urbana

Glória

Limpeza do terreno e urbanização com um belo jardim, além é lógico da proibição de construção de porto ou qq coisa parecida, permitir um píer.

Carlos Roberto Bianchi

25 Nov

Desapropriação para Construção de canteiro com um Belo Jardim

Mobilidade Urbana

Divino Espírito Santo

Construção de canteiro com um Belo Jardim na entrada para o bairro, pois a via é muito estreita. todos os dois lados do primeiro quarteirão deve ser desapropriado o suficiente para alargar a via. com duas pista cada lado e ciclovia com canteiro central separando cada sentido da pista.

Carlos Roberto Bianchi

25 Nov

Rotatória

Mobilidade Urbana

Brisamar

Fazer uma Grande e Bela Rotatória, desapropriar o que for preciso, pois a cidade precisa de áreas verdes e bem floridas, pois esta ficando muito feia e concretada, Cuidar hoje Para Gastar menos Amanhã.

Carlos Roberto Bianchi

25 Nov

Rotatórias

Mobilidade Urbana

Soteco

fazer uma rotatória bem grande(igual a praça do soteco) para embelezar este local da cidade e torná-la mais verde, florida e bonita, antes que se construa o shopping e impeça a prefeitura ou que esta tenha esta de indenizar um valor muito grande o que poderia tornar inviável, pois para se fazer uma rotatória neste lugar de grande fluxo e entroncamento de várias ruas será necessário desapropriar alguns cantos de terrenos deste cruzamento ou pelo menos uns dois terrenos. Uma rotatória pequena vai ficar feio e não vai embelezar a cidade. Fazendo alí uma boa rotatória vai melhorar a mobilidade urbana. no cruzamento do alex pneus deve ser feito uma grande rotatória tb. cada rotatória deve ter 600 metros quandrados como a da praça do soteco.

Jhonatan Falcão

25 Nov

Campo de Futebol com riscos de cair

Infraestrutura Urbana

Araçás

Campo de Futebol com riscos de cair acessa as imagens pelo site que criei : https://sites.google.com/view/pontal-das-garcas

23 Nov

Proteção ambiental ao Morro do Moreno

Meio Ambiente

Praia da Costa

Definição da reserva do Morro do Moreno como Parque Ambiental, proibindo a instalação de residências, comércio e ESCOLAS no local, a fim de preservar o meio ambiente.

Adriana Felix

23 Nov

pavimentação das principais ruas

Infraestrutura Urbana

Balneário Ponta da Fruta

Sugiro a pavimentação ao menos das avenidas principais do bairro Balneário de ponta da fruta, para que os onibus possam fazer o intinerário completo. e a comunidade tem um pouco menos de transtorno nos períodos chuvosos

Janaina Santos

16 Nov

Segurança

Mobilidade Urbana

Praia das Gaivotas

Bom dia ! Gostaria de sugerir um posto da guarda municipal na praça do Bené, em Gaivotas, pois o índice de assaltos está muito grande. A banca de jornal fechou pois estava sendo assaltada todos os dias pelo mesmo meliante e com medo de represaria a proprietária não prestava queixa, com isso a incidência de pequenos roubos está crescendo. att,

Carlos Kossmann

14 Nov

Conclusão de obra

Infraestrutura Urbana

Divino Espírito Santo

Finalização da obra de construção de uma praça atras do hospital vila velha, a obra se encontra abandonada.

Carlos Kossmann

14 Nov

revitalização da praça

Patrimônio Histórico

Centro de Vila Velha

revitalização da Praça Duque de Caxias, no centro da cidade, foram feitas obras de melhorias, no entanto a praça necessita de uma reforma total, bem como a instalação de uma academia para a terceira idade.

Carlos Kossmann

14 Nov

Calçada inexistente

Infraestrutura Urbana

Divino Espírito Santo

Finalização da obrar realizada pela prefeitura para a tapagem do valão, o valão foi fechado e agora falta a realização de obras para construir calçada e ciclovia, alem de iluminação.

Carlos Kossmann

14 Nov

Melhoria na iluminação

Infraestrutura Urbana

Cristóvão Colombo

Não Há iluminação na obra realizada sobre a tapagem do valão, na calçada e ciclovia, no período noturno fica uma escuridão total.

Gleyson

13 Nov

Terrenos baldios

Uso do Solo

Coqueiral de Itaparica

Sugiro maior rigor contra os proprietários de terrenos sem edificações . É preciso obrigá-los a manter os terrenos limpos para evitar acúmulo de lixo, animais e insetos; cercados com alambrados ao invés de muros como medida de segurança; e a fazer a calçada cidadã no entorno,

Tatiana S Brioschi

11 Nov

Mais verde

Mobilidade Urbana

Centro de Vila Velha

Sugiro que pessoas físicas e jurídicas possam patrocinar desde pequenos canteiros até parques em Vila Velha, e que possam colocar placas indicando que aquele espaço é patrocinado pela pessoa tal. Precisamos também de limpeza e o mais importante: despoluição de todos os rios e valões da cidade,,,,urgente....

Alex Harrison Coelho

11 Nov

Capina

Meio Ambiente

Centro de Vila Velha

Gostaria de solicitar capina rotineira na rua Henrique Moscoso, pois há muitos locais com mato alto, o que atrai roedores e insetos. Muitos desses locais são propícios à proliferação da dengue.

Alex Harrison Coelho

11 Nov

Calçada cidadã

Mobilidade Urbana

Centro de Vila Velha

A Prefeitura deve atuar com mais rigor na fiscalização e cobrança das calçadas cidadãs, pois as calçadas em Vila Velha, principalmente na rua Henrique Moscoso estão em estado lamentável. Por vezes há registros de pessoas que sofrem quedas e se machucam. Muitas vezes os pedestres precisão se mover para a via disputando espaço com os veículos, pois em alguns locais nem exitem calçamento.

Alex Harrison Coelho

11 Nov

Estacionamento em Sábados, Domingos e Feriados

Mobilidade Urbana

Centro de Vila Velha

Tem atrapalhado muito a mobilidade nas av. Jerônimo Monteiro e Champagnat o fato do estacionamento de veículos à esquerda das vias. As vias são reduzidas de 3 para 2 faixas em Sábados, Domingos e Feriados causando muito trânsito e provocando acidentes. Sugiro a revogação dessa possibilidade de estacionamento e maior fiscalização da Prefeitura contra os estacionamentos em locias irregulares.

Alex Harrison Coelho

11 Nov

Asfaltamento e sinalização das vias

Mobilidade Urbana

Centro de Vila Velha

As Av. Castelo Branco e Henrique Moscoso precisam de asfaltamento de boa qualidade, nivelamento para acabar com as ondulações e reforçar as pinturas das faixas de pedestres. Há muitas ondulações, desníveis e buracos, além de faixas de pedestres apagadas.

Nicolas Trancho

11 Nov

Creche

Infraestrutura Urbana

Araçás

Precisamos de ter creches na região 2 do município. Na região que compreende Araçás, Guaranhuns, Pontal das Garças, Darly Santos e Nova Itaparica, só temos acesso a 1 creche situada no bairro Ilha dos Bentos e nesta temos problema da espera de vagas e distância.

Nicolas Trancho

11 Nov

Criação de Edifícios verdes

Meio Ambiente

Vila Velha

São obras ligadas à sustentabilidade e à inovação tecnológica nas construções urbanas. Toda e qualquer construção de novos edifícios/condomínios devem ter estrutura de reuso de água da chuva.

Ricardo

07 Nov

Sugestão Morro do Moreno

Economia

Praia da Costa

Poderia aproveitar o Morro do Moreno para parque natural cercado de diversão. Sugiro estudar o que acontece no Vale do Itajaí em Santa Catarina. http://www.unipraias.com.br/home Seria uma forma de geração de emprego e renda.

Octávio

07 Nov

Pavimentação asfática.

Mobilidade Urbana

Ibes

Sou morador a mais de 30 anos no bairro. Vejo a necessidade de melhorias na pavimentação asfáltica, em algumas ruas do bairro. Especialmente nas proximidades do 4º BPM, atrás do EPA Supermercados e o clube ARCI. Grato pela oportunidade.

Fabrício Depizzol

31 Out

TELHADOS VERDES

Mobilidade Urbana

Cristóvão Colombo

INCLUIR A OBRIGATORIEDADE DE TELHADOS VERDES EM EDIFICAÇÕES NOVAS COMO MEDIDA DE REDUÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL.

PAULO NUNES

30 Out

Valão/Ciclovia

Infraestrutura Urbana

Praia das Gaivotas

Prezados. No valão da rua Cel. José Gabriel Marques Filho, que está a céu aberto, com moradores da rua do canal jogando o esgoto direto sem tratamento, a PMVV podia regularizar esses esgotos junto com a Cesan, fazer uma ciclovia, uma calçada, uma praça e colocar uma guarita, etc. O que não pode é ficar esse valão a céu aberto com os esgotos das casas caindo direto do jeito que está.

PAULO NUNES

30 Out

Valão/Praça

Meio Ambiente

Praia das Gaivotas

Prezados. No valão da rua Cel. José Gabriel Marques Filho, que está a céu aberto, com moradores da rua do canal jogando o esgoto direto sem tratamento, a PMVV podia regularizar esses esgotos junto com a Cesan, fazer uma ciclovia, uma calçada, uma praça e colocar uma guarita, etc. O que não pode é ficar esse valão a céu aberto com os esgotos das casas caindo direto do jeito que está.

Monica

28 Out

Pavimentação

Mobilidade Urbana

Novo México

Recompor as ruas que possuem pavimento de bloquetes ou Pavi-S, mantendo o mesmo tipo que contribui para melhor infiltração em períodos de chuva. Inclusive pavimentar as vias residenciais de Vila Velha utilizando este tipo de material. Criar via de mão única na Av. Leila Diniz, a mesma já não comporta o fluxo de veículos que existe no local em horários de pico, talvez poderia se pensar em utilizar a rua copo de leite, no entanto, esta precisaria de ter seu pavimento recuperado. Melhorar o policiamento na Av. Leila Diniz, em virtude do comercio local. Criar regras para limitação da altura dos prédios, estes estão sendo construídos em qualquer lugar e com qualquer altura.

09 Out

PERMEABILIDADE

Meio Ambiente

Ponta da Fruta

reordenar as lagoas e cursos de água da área da lagoa grande , reflorestando e recuperando .

09 Out

DIMINUIR A PERMEABILIDADE

Meio Ambiente

Ponta da Fruta

reordenar as áreas de lagoas e cursos de água na região de Lagoa Grande com recuperação e reflorestamento .

09 Out

REQUALIFICAÇÃO

Uso do Solo

Santa Paula I

Requalificar o bairro Santa Paula I que hoje é um bairro residencial e está sendo ocupado por galpões industriais sem controle e de forma inadequada. Reforçar a fiscalização de uso e ocupação do solo , lembrando que o bairro é limítrofe de uma Unidade de Conservação e não comporta a instalação de galpões na região.

09 Out

ZONEAMENTO GEORREFERENCIADO

Meio Ambiente

Vila Velha

DEFINIR O GEORREFERENCIAMENTO DO ZONEAMENTO URBANO URGENTE INCLUINDO AS ÁREAS AMBIENTAIS.

Rafael Souza

08 Out

Pavimentação

Infraestrutura Urbana

Riviera da Barra

Sugiro a pavimentação do restante da avenida espirito santo em riviera da barra. Estamos sofrendo com a ausência do recolhimento das águas servidas.

Antonio Carlos de Oliveira

07 Out

Area de lazer

Infraestrutura Urbana

Ilha da Conceição

percebemos que a ociosidade dos jovens do bairro,é um grande colaborador para o trafico de drogas com isso o aumento da violência no geral,portanto gostaria-mos de solicitar uma area de lazer como sugestão,o local indicado seria um espaço particular desativado ao lado da loja de material de construção tocantins da estrada de capuaba.

Irene Léia Bossois

04 Out

Alagados do Vale

Mobilidade Urbana

Vila Velha

Gostaria de expressar minha preocupação com a região "Alagados do Vale" tem tem destacada função sócio-ambiental para a região e se constitui ainda numa importante bacia de acumulação de água no período das chuvas. Contudo na proposta do novo PDM está sinalizada como área a ser ocupada.Sugiro que os Alagados do Vale sejam enquadrados como Zona de Especial Interesse ambienta.

armsthon sandes

29 Set

Quebra molas urgentes

Infraestrutura Urbana

Santa Clara

sugiro a prefeitura de para coloca quebra molas na rua alice nunues kull , os carros que passãó dentro do valer corta atalho nessa rua devido ela nao ter quebra molas , e abusão do ecesso de velocidade devido a rua ter um 1 km de reta e nao ter quebra molas ,aguardo resposta

Thiago Dias

29 Set

shopping boulevard

Mobilidade Urbana

Jockey de Itaparica

urbanizar em torno ao shopping

28 Set

Calçadas

Infraestrutura Urbana

Vila Batista

Sugiro que a normatização de calçadas sejam tão rigorosas quanto os índices urbanísticos. Com uma espécie de medidas mínimas e máximas, ou seja, tornar o "Calçada Legal" aplicável, já que atualmente não existe uma fiscalização eficaz na execução de calçadas.

Jorge Lienart Gomes

28 Set

Ciclovias

Mobilidade Urbana

Divino Espírito Santo

Tendo em vista de que toda as ruas e avenidas de Vila Velha tem estacionamento nos dois lados da via, sugiro a criação de ciclovias em um dos lados o que facilitaria em muito aos amantes de esportes bem como a diminuição de veículos nas ruas.

21 Set

Criação do Parque Natural Municipal Lagoa Encantada

Meio Ambiente

Jardim do Vale

A Lagoa Encantada, fica entre os bairros Vale Encantado, Jardim do Vale, Santa Clara, Rio Marinho, Jardim Marilandia e ao sudoeste do entroncamento das Rodovias Carlos Lindemberg e Darly Santos. A região é onde fica a nascente do Rio Aribiri e é formada por manguezal, fragmentos de restinga e Mata Atlântica. Por ser, em sua maioria, região de alagados e areial é bastante permeável e visto que, a expansão imobiliária vem crescendo a cada dia e com isso, o solo se torna cada vez mais impermeável, cumpre um papel importante para a diminuição dos impactos das enchentes, formando verdadeiros piscinões naturais. Além desta importante proteção contra alagamentos, também nos ajuda com outros problemas que a área urbana infelizmente possui, tais como: Regula o clima local, minimizando o calor; diminui a poluição, tão presente na área urbana; já é muito usada por moradores locais para lazer como, banhos de lagoa, pesca, trilhas, caminhadas, passeios de bike e motocross, diminuindo o estresse do transito e trabalho; minimiza o barulho proveniente do transito e de outras fontes e tem valor histórico e cultural, nos conectando com o passado. A Lagoa Encantada e seu entorno, possui uma biodiversidade exuberante, onde esta presente capivaras, cachorros do mato, mão pelada, lontras, marsúpiais entre outros. Na região, foram registrados mais de 140 espécies de aves, dentre elas, aves migratórias, que precisam destas regiões para descanso e alimentação. Foi também na Lagoa Encantada que, pela primeira vez no ES, registrou-se a Saracura do Banhado, ave que vive em regiões alagadas.

21 Set

Criação da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal Lagoa Encantada

Mobilidade Urbana

Jardim do Vale

A Lagoa Encantada, fica entre os bairros Vale Encantado, Jardim do Vale, Santa Clara, Rio Marinho, Jardim Marilandia e ao sudoeste do entroncamento das Rodovias Carlos Lindemberg e Darly Santos. A região é onde fica a nascente do Rio Aribiri e é formada por manguezal, fragmentos de restinga e Mata Atlântica. Por ser, em sua maioria, região de alagados e areial é bastante permeável e visto que, a expansão imobiliária vem crescendo a cada dia e com isso, o solo se torna cada vez mais impermeável, cumpre um papel importante para a diminuição dos impactos das enchentes, formando verdadeiros piscinões naturais. Além desta importante proteção contra alagamentos, também nos ajuda com outros problemas que a área urbana infelizmente possui, tais como: Regula o clima local, minimizando o calor; diminui a poluição, tão presente na área urbana; já é muito usada por moradores locais para lazer como, banhos de lagoa, pesca, trilhas, caminhadas, passeios de bike e motocross, diminuindo o estresse do transito e trabalho; minimiza o barulho proveniente do transito e de outras fontes e tem valor histórico e cultural, nos conectando com o passado. A Lagoa Encantada e seu entorno, possui uma biodiversidade exuberante, onde esta presente capivaras, cachorros do mato, mão pelada, lontras, marsúpiais entre outros. Na região, foram registrados mais de 140 espécies de aves, dentre elas, aves migratórias, que precisam destas regiões para descanso e alimentação. Foi também na Lagoa Encantada que, pela primeira vez no ES, registrou-se a Saracura do Banhado, ave que vive em regiões alagadas.

Tiago Araujo

16 Set

Abandono

Mobilidade Urbana

Paul

Escadaria Travessa Moscoso completamente abandonada, pessoal mija usa drogas fora os bares a sua frente, ligamos pro disque silencio mas nunca aparecem.

izanildo sabino

08 Set

Muito bem Alan, estamos juntos na defesa que que essa região se torne Unidade de Conservação.

Mobilidade Urbana

Vila Velha

Considero muito importante a criação e preservação das áreas de alagados e da App Lagoa Encantada.

Alan Christian Moreira

08 Set

Rodovia Leste-Oeste

Meio Ambiente

Vila Velha

A rodovia leste-oeste muito embora não tenha suas obras terminadas, já trazem transtornos. Iniciou com o aterro de uma importante lagoa chamada de Lagoa Encantada é por causa dessa lagoa que o antigo bairro de Santa Alice agora é Vale Encantado (tratamos a nascente do rio Aribiri de Lagoa Encantada mas os primeiros registros nos mostra que a lagoa Encantada e a que foi alagada). Mas não foi só o aterro da lagoa que está causando problemas. Já tivemos registro de animais mortos atropelado, diminuição do espaço que acomoda a fauna obrigando os mesmos a se afugentar para o bairro que na maioria das vezes são mortos ou mantidos em cativeiros. Em vários estudos, mostram que a área tratada de Alagados do Vale, possui uma área de ZEIA e também faz parte da bacia do rio Jucu mesmo assim são vários os projeto para a ocupação. Vila Velha tem uma divida muito grande com o meio ambiente, nos não podemos que as áreas de importância ambiental sejam ignoradas como está sendo feitas. Precisamos reverter essa situação. precisamos transformar esse espaço em uma unidade de conservação já que detém inúmeras especie de fauna e flora remanescente da floresta de restinga alta e de alagado que existia na região e hoje está fragmentado em pequenas regiões. Em um momento que vivemos de crise hídrica, não podemos ignorar a existência de uma região de alagado que também faz parte da bacia de um dos rios mais importante de Villa Velha e que também abastece grande parte da população de Vila Velha. Grato.

Alan Christian Moreira

08 Set

Proteção da nascente do Rio Aribiri

Meio Ambiente

Vale Encantado

Vila Velha que por anos negligenciou o meio ambiente e agora tem a chance de se redimir e olhar com mais atenção a nascente do Rio Aribiri Localizado próximo a Rodovia Darly Santo, Rod. Carlo Lindemberg e o entorno e próximo aos bairro da grande Cobilândia e Grande Vale (Vale Encantado, Jardim do Vale e Santa Clara). Esse espaço detém importante exemplares de Mata Atlântica formada pelos ecossistemas de Manguezal, restinga e Floresta Ombrófila Densa. Além disso, também é um espaço que auxilia na manutenção da qualidade de vida e serviços ambientais já que minimiza os efeitos das chuvas principalmente as torrenciais, favorece no aumento de volume dos rios aéreos já que é abundante em vegetação com elevada taxa de evapotranspiração (perda de água por vapor na troca gasosa pelas plantas), servem de barreira contra fortes ventos e poeira vindo das rodovia para o bairro, ajuda a reter o calor, possibilita o controle de pragas e outras. Além disso, o espaço pode servi para a criação de uma Unidade de Conservação (UC) que de acordo com os estudos e o interesse da população, pode ser transformado em um espaço publico e de educação ambiental além de favorecer o turismo e promover a economia da região. Vila Velha tem uma grande oportunidade nas agora precisa fazer a sua parte. O município deve isso aos vilavelhenses a ao meio ambiente. Conto que nossos representantes façam a coisa certa e ajude a preserva o meio ambiente. Grato.

Isabel Pimentel

07 Set

Agressão a restinga

Meio Ambiente

Praia da Costa

O comercio nas praias deveria ter fiscalização. Nos finais de semana e feriados muitos vendedores aparecem para aproveitar o movimento. não há fiscalização sanitária, o uso indevido de aparelhos de som com volume muito alto e o lixo tomam conta. Um exemplo: Vendedores de água de coco se multiplicam. Eles espalham o lixo (cascas de coco, garrafas plasticas e copos são jogados na área de recuperação da restinga. não há nenhum fiscal para ao menos educar os vendedores a realizar comércio de forma sustentável. Uma pena. Tenho fotos para comprovar o mal uso da atividade nas praias.

Abrham Lincoln Gera Pereira

07 Set

Revitalização do Parque da Prainha

Mobilidade Urbana

Centro de Vila Velha

O parque da Prainha são visitados diariamente por Religioso, Turista, Alunos e entre outros; e além de ser um ponto turístico localizado em frente a uns dos prédios mais importante de Vila Velha, que é a Câmara de vereadores, e também localizar perto de museus e pontos turístico e recebe muitos eventos, deveria ser reformado com mais comodidade, lazer e segurança, pois a entulhos pelo parque, grama nem há mais praticamente, os bancos estão bem quebrados e há muitos usuário de drogas que oferece risco a segurança dos visitantes.

Abrham Lincoln Gera Pereira

07 Set

Calçada e ciclovia na Carlos Linderberg

Mobilidade Urbana

Vila Velha

Muitas pessoas passam diariamente pela avenida, em alguns trechos da avenida podemos encontra calçada cidadã e ciclovias, já em outros trechos não há nem calçada e nem ciclovia, e o fluxo de ciclista e pedestre aumenta a cada ano, pois são muitos que fazem caminhada ou passa pela avenida para ir ao trabalho, do mesmo jeito os ciclistas.

Vanuza Dias Souza

05 Set

calçada

Mobilidade Urbana

Industrial do Alecrim

subindo pro hospital evangelico ao lado da igreja crista evangelica casa de oracao no bairro alecrim nao tem calçada os morados e pedestres sofrem com isso quando chove da lama e fora a poeira ...senhor prefeito calçada ali urgente

04 Set

Criação Parque Natural Municipal da Lagoa Encantada

Meio Ambiente

Vale Encantado

Criação do Parque Natural Municipal da Lagoa Encantada com o objetivo da proteção da enorme biodiversidade presente no local (já comprovada por diversas fotografias e registros). Uma espécie de ave, a saracura do banhado, foi registrada pela primeira vez no ES nessa área. Na área também existe cachorro-do-mato, tatu, capivara, jacarés, mão-pelada, lontra, saguis e mais de 140 espécies de aves. A Lagoa Encantada também é a nascente do rio Aribiri. Além disso o local é fundamental para diminuir o impacto das enchentes devido a ser um grande reservatório natural de água. O parque teria que ser maior que a área da Lagoa Encantada pois em seu entorno existem diversas outras lagoas menores, alagados e morros que são APPs, Nesses locais já foi comprovado que existem espécies únicas que não existem na Lagoa Encantada. Além disso essa área no entorno também funciona como um grande reservatório de água. Também existe a suspeita de uma nascente em um morro no entorno da Lagoa Encantada (um morador fez um vídeo da água correndo ( https://www.facebook.com/AppLagoaEncantada/videos/vb.575103579206810/730558880327945/?type=2&theater ). A área está totalmente degradada mesmo sendo uma APP. Infelizmente a área sofre com queimadas, extração criminosa de areia e terra, caça, captura de aves, queimadas criminosas e diversos outros crimes que acontecem comumente. A população já utiliza o área para lazer nas lagoas, contato com a natureza, observação de aves (O clube de observadores de aves do ES sempre vão a área para registrar as aves), pesquisas cientificas e etc. A área está sendo destruída como nunca tinha acontecido antes. É urgente a criação de uma UC para diminuir e evitar a degradação ambiental da região e em consequência a perda de todos os serviços ambientais que a área oferece gratuitamente a população. Importante ressaltar que no Art. 60 do código ambiental de Vila Velha preconiza a proteção da Lagoa Encantada.

Ana Paula Almeida

02 Set

PAVIMENTAÇÃO, ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Mobilidade Urbana

Cidade da Barra

O nosso Bairro está totalmente esquecido pela PMVV, não existe pavimentação na rua, elas estão com muitos buracos e quando chove é muito barro. A iluminação pública também é péssima, as lampadas dos postes queimam direto e são bem fraquinhas.

Lucas Murillo

31 Ago

Não há iluminação pública nas vias de acesso ao Bairro Vale Encantado

Mobilidade Urbana

Vale Encantado

A obra da rodovia Leste-Oeste que tenta ligar Vila Velha a Cariacica mudou as vias de acesso ao bairro Vale Encantado, no entanto, as novas rodovias que dão acesso ao bairro não possuem iluminação pública dificultando a passagem de veículos no período noturno e comprometendo a segurança dos cidadãos que utilizam o caminho nesse horário. Em nome dos moradores da região, peço que realizem e executem um projeto de iluminação.

SERGIO DA SILVA CARVALHO

26 Ago

ALTERAÇÃO DE ZONEAMENTO NO BAIRRO COBILÂNDIA

Uso do Solo

Cobilândia

Alteração do zoneamento urbano no Bairro Cobilândia, Av. Primeira nº, 199, não tem característica de área residencial, pois lá estão estabelecidos diversos galpões, onde estão sediadas empresas com atividade de logística.

marlucecosta

25 Ago

PDM

Mobilidade Urbana

Morada da Barra

Mudar para atividades de impacto 2 ou 3. Rua Erb Ramos Xavier, 150 metros da Avenida Airton Sena, próximo a Barreira do Alonso. CEP 29.126-525

Survive Treinamentos

25 Ago

ALTERAÇÃO DE ZONEAMENTO

Mobilidade Urbana

João Goulart

ALTERAÇÃO DE ZONEAMENTO Mobilidade Urbana Morada da Barra Sugiro alteração do zoneamento quanto ao uso e ocupação do solo na Avenida Carlos Bispo dos Santos, Morada da Barra Vila Velha (Acima da barreira do Alonso) CEP 29126592. Localiza-se na ZOR 1 (Zona de Ocupação Restrita) somente permitindo atividades de grau de impacto I. Favor analisar a mudança para um zoneamento que permita atividades com grau de impacto II ou III . Com objetivo de proporcionar desenvolvimento econômico na região evitando assim a instalação de empresas em locais impróprios como a área rural de Vila Velha e locais de preservação ambiental.

Luiz Marcelo Pimentel

24 Ago

Retorno e abertura de Rua

Mobilidade Urbana

Morro da Lagoa

Melhorar o acesso do bairro no sentido Guarapari x Vila Velha (com retorno próximo a entrada do bairro) e abertura de rua para ligação ao Bairro Balneário.

Luiz Gustavo Gabler

24 Ago

Contra Demolição de casas

Mobilidade Urbana

Santa Inês

NENHUMA Casa deve ser demolida para "melhorar" circulação de veículos automotores. Isso é GENTRIFICAÇÃO de pior espécie. Sugiro inclusive que as demolições tenham inúmeros entraves processuais, sendo pautada SOMENTE quando o interesse for âmbito COLETIVO. Deslocar-se com veículo particular não é interesse coletivo. Precisamos criar ZONAS 30 ou ZONAS 20 para melhorar as entradas do bairro IBES e diversos outros bairros.

Luiz Gustavo Gabler

24 Ago

Programa de calçadas

Mobilidade Urbana

Soteco

Precisamos de desenho urbano mais humano, precisamos de um "plano de calçadas". O PDM precisa revolucionar, enquanto potente, a respeito das calçadas. Desburocratizar, incentivar, sem perder a qualidade. Os proprietários precisam saber da necessidade e precisam ser incentivados ($) a melhorar suas calçadas. Os projetos de calçada que a Prefeitura está apresentando estão carregados de equívocos.

Luiz Gustavo Gabler

24 Ago

Catadores de resíduos

Meio Ambiente

Divino Espírito Santo

Precisamos de texto eficiente para assegurar qualidade de trabalho para as pessoas inseridas no ciclo de reciclagem de resíduos. É a atividade mais capilar e eficiente que temos, quando ainda faltam gestores qualificados. A equipe técnica envolvida nesse processo sabe e pode fazer a diferença.

Luiz Gustavo Gabler

24 Ago

Implantação de binários

Mobilidade Urbana

Soteco

As implantações dos binários nessa atual gestão foram desastrosos para a mobilidade ativa, aquelas feitas por pedestres e ciclistas. É preciso assegurar no PDM que essas implantações sejam feitas de maneira mais humana, qualificando calçadas, implantando ciclovias ou ciclofaixas - como MANDA o estatuto da cidade. A engenharia de tráfego pecou nessa última gestão e nós precisamos ter o PDM fortalecido nessas questões.

José Carlos Campos Silva

23 Ago

Identidade da Cidade

Economia

Praia de Itaparica

Sugiro que o PDM seja elaborado, consolidado, aprovado e implementado com o foco de tornar nossa Vila Velha uma cidade essencialmente turística. Conheço e frequento nossa cidade há mais de 25 anos e há um ano me aposentei e mora na Praia de Itaparica. Ao longo de todos estes anos que estive em contato com a cidade sempre ouvi avaliações ótimas sobre a qualidade de vida e sempre com foco no turismo. Se tivermos o turismo como foco, todos as melhorias correlatas trarão desenvolvimento. A limpeza, a preocupação social, a segurança, o incentivo a empreendedores. Imaginem uma cidade à 20 km de um aeroporto e que tenha prais lindas e limas, escola de kit surf, visitas seguras e controladas a ilhas, meio ambiente protegido e admirado, três shoppings, alimentação de primeira. Poderemos trazer congressos, excursões de bom nível. As escolas ensinarão às crianças, a economia informal poderá ser bem orientada. Só termos a ganhar!

PAULO CELIO GOMES

23 Ago

PROTEÇÃO DA MATA JACARENEMA

Mobilidade Urbana

São Conrado

FISCALIZAR A TAXA DE OCUPAÇÃO DE 20% NO LOTEAMENTO DO RIVIERA PARK RESIDENCE DECRETO 162/2008, ZOR2-JACARENEMA, OBRIGAR O CORPO DE BOMBEIROS DAR COMBATE PRIORITÁRIO A QUALQUER CHAMADO DE COMBATE A FOGO NA RESERVA DE JACAREMA. - Em julho, um incendio na Mata que poderia ter sido extinto logo no inicio, tomou grande proporção pela OMISSÃO DOS BOMBEIROS NO ATENDIMENTO AO CHAMADO por morador do Loteamento do RIVIERA PARK. Registre-se também o abate de mais de 100 arvores nativas dentro do Loteamento sob justificativa de limpeza da área pela ASSOCIAÇÃO DE MORADORES, que administra o loteamento.

Miqueias Souza

17 Ago

Via de Mão Dupla

Mobilidade Urbana

Centro

A rua Carolina Leal poderia ser mão dupla entre a rua 7 de Setembro e Av. Jerônimo Monteiro iria viabilizar muito mais o trânsito para os moradores da rua Ilha dos Ayres que precisam seguir até a Rua Araribóia para aguarda a preferência em duas ruas transversais para seguir em direção a rua Henrique Moscoso.

Renato Pimentel Souza

11 Ago

Incentivo a geração distribuida

Mobilidade Urbana

Itapuã

PMVV poderia incentivar o uso da geração distribuída de energia através de benefício fiscal a empresas, residências, prédios que utilizarem geradores de energia renovável (Energia solar fotovoltaica, eólica,...). Este incentivo, poderia ser através de redução das taxas de IPTU, taxas de limpeza pública, iluminação pública,... Vila Velha se tornaria uma referência no ES no uso de energias renováveis, além de ter um aumento no serviços destinados a esta finalidade, aumentando a arrecadação do ISS através dos serviços prestados por estas empresas.

Renato Pimentel Souza

11 Ago

Abrigos de ônibus

Mobilidade Urbana

Itapuã

Deveria ser obrigatório, todos os pontos de ônibus terem abrigo e bancos para os passageiros aguardarem, principalmente quando chove e ônibus demora muito. Na rua Belém e na Av. Jair de Andrade adotaram o sentido único, porém não regularizaram os pontos de ônibus. Nos principais pontos deveria ter a informação das linhas com o respectivo trajeto que passam naquele ponto e o horário de cada uma. Isso sim é cidadania.

marco porrino

11 Ago

areas verdes

Mobilidade Urbana

Centro de Vila Velha

sugiro e acho que e' nosso dever civico e moral para as futuras gerações implementar áreas verdes na praia da costa ,que foi destruída pela quantidade enorme e desordenada de prédios alto que impossibilita a circulação do vento e sol na praia ! alem de dificultar a mobilidade urbana . As areas verdes e parques tem que ser implementada em vila velha intera , porque inclusive não temos um parque decente arborizado no centro de vila velha de facil acesso para todos . obrigado

marco porrino

11 Ago

areas verdes

Meio Ambiente

Praia da Costa

sugiro e acho que e' nosso dever civico e moral para as futuras gerações implementar áreas verdes na praia da costa ,que foi destruída pela quantidade enorme e desordenada de prédios alto que impossibilita a circulação do vento e sol na praia ! alem de dificultar a mobilidade urbana as areas verdes e parques tem que ser implementada em vila velha intera , porque inclusive não temos um parque decente arborizado no centro de vila velha de facil acesso para todos . obrigado

RAPHAEL PEDRINI MONFARDINI

09 Ago

ALTERAÇÃO DE ZONEAMENTO

Mobilidade Urbana

Morada da Barra

Sugiro alteração do zoneamento quanto ao uso e ocupação do solo na Avenida Carlos Bispo dos Santos, Morada da Barra Vila Velha (Acima da barreira do Alonso) CEP 29126592. Localiza-se na ZOR 1 (Zona de Ocupação Restrita) somente permitindo atividades de grau de impacto I. Favor analisar a mudança para um zoneamento que permita atividades com grau de impacto II ou III . Com objetivo de proporcionar desenvolvimento econômico na região evitando assim a instalação de empresas em locais impróprios como a área rural de Vila Velha e locais de preservação ambiental.

07 Ago

Parque Urbano Linear em terrenos ociosos da orla de Itaparica

Uso do Solo

Praia de Itaparica

A praia é um dos principais atrativos turísticos de Vila Velha, porém a orla vem sendo ocupada de modo descontrolado, com condomínios fechados com alturas incompatíveis ao ambiente no entorno, causando impactos na qualidade urbana, como sombras na praia, desvalorização do potencial paisagístico da costa e a supersaturação da estrutura viária da orla. Uma sugestão é que essa transição do mar para a cidade ocorra de forma suave, com um parque urbano linear nos terrenos à beira-mar ainda não construídos e ociosos (entre a Av. José Júlio de Souza e a Rodovia do Sol, na Praia de Itaparica), ou seja, um parque público com espaços livres arborizados, permeados com espaços para atividades diversas, conectando a cidade à Reserva de Jacarenema. É de fundamental importância que os terrenos fossem inseridos na Zona de Especial Interesse Ambiental, para fins de proteção e preservação do ecossistema marinho e da restinga ainda presente nessa área privada. Existem instrumentos previstos no Estatuto da Cidade, como as “Operações Urbanas Consorciadas” ou o “Direito de Preempção”, que visam entre outros objetivos a “criação de espaços públicos de lazer e áreas verdes” bem como a “proteção de áreas de interesse histórico, cultural ou paisagístico” em áreas privadas.

Lara

07 Ago

Centro Cultural

Patrimônio Histórico

Barra do Jucu

Seria bem interessante a criação de um Centro Cultural para fomentar a produção de artes como dança, música, artes visuais, cinema, teatro, etc., valorizando os artistas locais, além de democratizar o acesso a cultura.

07 Ago

Ciclovias

Mobilidade Urbana

Praia de Itaparica

Sugiro pensar a cidade sobre o ponto de vista da escala humana, pensar a cidade para as pessoas, assim, uma das sugestões é a implementação de ciclovias em toda a malha viária da cidade, construindo ruas seguras e convidativas ao uso da bicicleta tanto para o lazer quanto para o uso em deslocamentos cotidianos.

07 Ago

Rodovia do Sol

Mobilidade Urbana

Praia de Itaparica

Uma medida importante é a transformação de trechos da Rodovia do Sol com intensa ocupação urbana no entorno em ruas com velocidade máxima permitida de 40km/h, pois atualmente a cidade cresceu ao longo da rodovia e a velocidade tornou-se incompatível com a escala humana, com trechos difíceis de atravessar e perigosos para pedestres e ciclistas.

Lara

07 Ago

Barreira de prédios

Uso do Solo

Praia de Itaparica

Proibir a construção de prédios altos na orla. Além da alteração da paisagem, causa sombras na praia diminuindo seu potencial litorâneo, barra o vento e satura a estrutura viária.

Lara

07 Ago

Jacarenema

Meio Ambiente

Praia de Itaparica

É muito importante garantir a preservação da Reserva de Jacarenema como uma Área de Proteção Ambiental (APA). Seria interessante rever usos indevidos na Zona de Amortecimento e o reflorestamento de áreas degradadas no entorno.

Lara

07 Ago

Ciclovia

Mobilidade Urbana

Praia de Itaparica

Ampliar a rede de ciclovias interligando as ruas e melhorando a mobilidade urbana de Vila Velha ao máximo possível.

07 Ago

Descarte de resíduos

Meio Ambiente

São Conrado

Fiscalizar o descarte irregular de resíduos, especialmente o entulho de obras e móveis, em áreas como esta. Reativar os centros de despejo de entulho e móveis do município para a pessoa física. Multar empresas e indivíduos que insistem, lançando os resíduos em locais inapropriados.

07 Ago

Ocupação desordenada

Uso do Solo

Vinte e Três de Maio

Criar políticas e planos de ação para vetar a ocupação irregular e desordenada de áreas de risco e terrenos sem ocupação. Ampliar o programa de habitação social, para transferir essas pessoas de áreas de risco e de ocupações irregulares. Incentivar o parcelamento dessas glebas em áreas urbanas para o uso residencial e misto.

07 Ago

Sistema Binário

Mobilidade Urbana

João Goulart

Para organizar o fluxo e fomentar o crescimento do comércio na região, criar um sistema binário na Avenida Brasil, desviando um sentido do fluxo para uma via paralela.

07 Ago

Duplicação da Avenida

Mobilidade Urbana

Barramares

Duplicação desta avenida, sobre o canal que divide os bairros de Terra Vermelha e Barramares, para melhorar o fluxo de veículos nesta região.

07 Ago

Pontes precárias

Infraestrutura Urbana

Vinte e Três de Maio

Retirar pontes de pedestres precárias e construídas em madeira sobre o Canal do Congo. Verificar a necessidade de passarelas em alguns destes pontos ou da abertura de vias para conectar a malha urbana dos demais bairros.

07 Ago

Semáforos

Mobilidade Urbana

Terra Vermelha

Instalação de semáforos nesta intercessão, entre a Avenida Califórnia e a Avenida Brasil, para organizar o fluxo de veículos e permitir o trânsito de automóveis, ciclistas e pedestres com segurança.

07 Ago

Rotatória e ligação

Mobilidade Urbana

Barramares

Criação de ligação com a Rodovia ES-388, pela Rua Iriri. Criação de uma rotatória neste nó, para organizar o fluxo de veículos.

07 Ago

Estacionamento, Carga e Descarga

Mobilidade Urbana

Barramares

Regularizar e sinalizar os pontos de estacionamento, carga e descarga nesta região. Muitas lojas, materiais de construção e empresas insistem em parar os caminhões no meio da avenida, em qualquer horário e de qualquer forma, atrapalhando a mobilidade na via.

07 Ago

Lagoa de Jabaeté

Meio Ambiente

Morada da Barra

Vistoriar o uso e ocupação do seu entorno, como também o lançamento de esgoto em suas águas. Avançar na proposta da criação da área de preservação e parque, para assegurar a proteção a esta delicada região.

07 Ago

Recursos minerais e corpos hídricos

Meio Ambiente

Barramares

Fiscalizar e vistoriar a extração de recursos minerais ilegal e irregular que existem nestas áreas, que removem a vegetação nativa e destroem os corpos hídricos da região.

07 Ago

Parque Morro da Mantegueira

Meio Ambiente

Glória

Revitalizar o parque, promovendo melhorias no acesso, trilhas e instalações da sede, e criando projetos de educação ambiental, incentivando o uso e visitação do parque pelos moradores de Vila Velha.

07 Ago

Parque Jacarenema

Meio Ambiente

São Conrado

Projetar e implantar equipamentos e políticas que permitam o uso do parque - para atividades ecológicas, como caminhadas; educação ambiental, etc. -, abrindo seu uso a população de Vila Velha. Especialmente nesta área, várias trilhas cortam o cenário de mata atlântica recuperada, criando lindos cenários e proporcionando um forte contato com a natureza. Minha sugestão seria controlar o acesso aqui, evitando o uso indevido de motocross, regularizando os caminhos, e usá-los para visitas. Em geral, criar uma sede no parque e instalar visitação guiada e projetos de visitação ambiental.

07 Ago

Matinha do Exército

Meio Ambiente

Barramares

Proteger a região da Matinha do Exército e a área no entorno, com rica vegetação, corpos d'água e alagadiços. Fiscalizar empresas mineradoras nesta região e a extração de areia e argila ilegais.

07 Ago

Canais

Meio Ambiente

Coqueiral de Itaparica

Avançar na implantação do esgotamento sanitário residencial e industrial, e investir na despoluição dos canais, córregos e rios de Vila Velha, como o Guaranhuns, da Costa, o do Congo, o Aribiri e o Marinho. Revitalizar a ambientação urbana ao entorno destes cursos, desapropriando residências irregulares e criando parques lineares.

07 Ago

Pavimentação e Esgotamento Sanitário

Infraestrutura Urbana

Riviera da Barra

Ampliar os projetos de pavimentação das ruas em Riviera da Barra, e também no restante do município. Implantar políticas do avanço no esgotamento sanitário e tratamento destas águas servidas, para melhorar nossos córregos e canais.

07 Ago

Pontos de Carga/Descarga e Estacionamentos

Mobilidade Urbana

Riviera da Barra

Sinalizar, ao entorno das avenidas principais de bairro e coletores da região (como a Alvares de Azevedo, Cachoeiro de Itapemirim e Estrada Ayrton Sena) as áreas de estacionamento e regularizar a carga e descarga, para evitar que ocorra a frequente interrupção do trânsito e lentidão em razão de empresas, lojas e materiais de construção que insistem em descarregar materiais nestas vias, atrapalhando a mobilidade.

05 Ago

Árvores

Meio Ambiente

Vila Velha

Existem bairros em Vila Velha que não possuem mais árvores nas calçadas deixando a cidade quente e sem sombras. Além das árvores serem os pulmões do nosso ecossistema elas embelezam qualquer ambiente e ainda beneficiam passáros e assim por diante, A prefeitura deveria levar à SÉRIO a plantação de mudas em todos quarteirões de vila velha (não existe a palavra não dá ou não tem como). Existem sim espaço para elas é só querermos. Formar cinturão verde na cidade deixá-la bela e fiscalizar de verdade. Penalizar a rua e assim a rua fiscaliza os moradores. Árvore é vida, beleza, natureza. Um ser vivo que não depende de nós para nada e nos da algumas fontes de vida.

Fernanda

04 Ago

Praça Duque de Caxias

Infraestrutura Urbana

Centro de Vila Velha

Projeto de revitalização para a Praça Duque de Caxias, com novas atividades de lazer e cultura, inclusive equipamentos para ginástica, pontos regulares para alimentação e comércio já existentes, baia correta no ponto de ônibus e melhora na pavimentação. Mais segurança com boa iluminação, poda regular de árvores e monitoramento. Dica: há vários projetos feitos por alunos de arquitetura e urbanismo dessa praça que seriam ótimos para contribuir na revitalização. O Centro de Vila Velha merece uma boa praça!

GRACIANO ULISSES MERLO

03 Ago

Acesso de cadeirantes ao Convento

Mobilidade Urbana

Centro de Vila Velha

3) O Convento da Penha é o principal ponto turístico do Estado e ainda não possui acesso a cadeirante, da pracinha do estacionamento superior até a Capela. Precisa ser instalado um elevador, que permita aos impossibilitados de locomoção, subirem até o Santuário. O Poder Público deve interceder neste acesso pois trata-se de ponto turístico e patrimônio histórico. No Cristo redentor do RJ possui acesso de elevador e de escadas rolantes. A PMVV pode fazer.

GRACIANO ULISSES MERLO

03 Ago

Rua Santa Catarina.

Mobilidade Urbana

Itapuã

2)A Rua Santa Catarina deve seguir e se ligar a Rua Antonio Fantini e a Rua Antonio Ataíde, dando acesso ao centro de Vila Velha e a Av. Luciano das Neves. Para isto deverá haver desapropriações no local. Como a Av. Resplendor não comporta o aumento do fluxo de veículos da região, a Rua Santa Catarina, por ser larga e sendo aberta nos dois sentidos até a Rua Antonio Ataíde, será de grande valia para o transito de moradores da região do Conjunto Militar, Praia da Costa e da Praia de Itapuã. Podendo também circular linhas de ônibus com mais facilidade do terminal de Vila Velha.

GRACIANO ULISSES MERLO

03 Ago

Chale Motel

Mobilidade Urbana

Itapuã

1) O Chalé Motel claramente obstrui a Rua Belo Horizonte. Impede o acesso a praia de todos do entorno da Rua Belo Horizonte. O transito pela Av. Hugo Musso é obrigado a seguir até a Rua Belém quando poderia acessar a Rua Belo Horizonte e seguir ao comercio local ou ao centro de Vila Velha. Fica dando voltas em torno do motel. Esta Rua Belo Horizonte deve urgentemente se unir a Av. Hugo Musso e a Rua José Pinto Vieira desafogando o transito local.

03 Ago

DESBUROCRATIZACAO DA PREFEITURA

Habitação

Barra do Jucu

Grande parte da populacao de Vila Velha nao possui titulo de propriedade de imovel e quando se dirige à Prefeitura para qualquer REGULARIZACAO, é uma BUROCRACIA que por mais documentos que se tenha de 20 anos nao sao suficientes NEM PARA MUDAR O NOME no carne do IPTU. Nenhuma outra prefeitura da grande Vitoria é TAO BUROCRATICA quanto a de Vila Velha, falo por causa propria. É preciso mais respeito com o morador e tambem levar em conta que ele é inocente ate prova em contrario. Mas os moradores em geral sao tratados como culpados ate prova em contrario. É preciso uma mudanca radical nos processos de imoveis, com MAIS AGILIDADE e mais RESPEITO AO CIDADAO.

03 Ago

implantar esgoto em Barra do Jucu

Meio Ambiente

Barra do Jucu

Barra do Jucu é uma comunidade tradicional, ocupando um lugar de destaque pelo convivio social e familiar em destaque pelos moradores, onde o bom-dia do visinho ainda se faz sentir. Existe pavimentacao, agua e energia, mas tem a carencia de ESGOTO SANITARIO para seus moradores. Implantar o esgoto é uma necessidade de civilizacao e de boa saude para todos.

Iara

01 Ago

Implantação de Passarelas - Rodosol

Mobilidade Urbana

Itaparica

Gostaria que fosse avaliado a possibilidade de instalação de várias passarelas na altura da Madeireira Brunoro até a Embratel. Há muito risco de atropelamento devido a insuficiência de faixas de pedestre e semáforos.

Renato Bergamine Lodi

01 Ago

Bondinho subindo o convento

Patrimônio Histórico

Prainha

Sugiro projeto para ativar um bondinho para subir o Convento da Penha.

Renato Bergamine Lodi

01 Ago

VLT

Mobilidade Urbana

Vila Velha

Sugiro projeto para implantação de VLT na Av. Carlos Lindemberg, Jeronimo Monteiro, Champagnat. Precisamos modernizar nosso transporte público para atrair mais usuários.

Renato Bergamine Lodi

31 Jul

Arborização

Meio Ambiente

Vila Velha

Sugiro implementação de programa de arborização com espécies nativas da Mata Atlântica por toda a cidade. Poderia ser feito em parceria com escolas municipais.

flavia

29 Jul

vegetacao produtiva

Mobilidade Urbana

Barramares

gostaria de sugerir que arvores frutiferas fossem plantadas na cidade ao inves de arvores e plantas ornamentais. se o resultado procurado é beleza, as frutiferas tambem tem e podem trazer beneficios a populaçao.

Renato Bergamine Lodi

26 Jul

Troca de lâmpadas

Infraestrutura Urbana

Vila Velha

Sugiro a troca de lâmpadas amarelas por lâmpadas de LED brancas, que dão mais segurança e melhor visibilidade nos postes de toda cidade, além de serem mais duradouras e econômicas.

26 Jul

Viaduto/Túneis/Passarelas

Mobilidade Urbana

Itapuã

Uma solução simples para o trânsito caótico, túneis, viadutos e passarelas. Caso não dê (desculpa de preguiçoso) façam avenidas verticais em paralelo com as atuais. Precisamos de Túneis cortando as cidades, precisamos nos modernizar, dar mais qualidade de vida ao moradores. A vida é curta e não aproveitamos a evolução que esta em nossas mãos.

25 Jul

Quadras Poliesportivas

Infraestrutura Urbana

Vila Velha

Sugiro a construção de quadras poliesportivas em áreas carentes da cidade, visto que os moradores destas regiões, principalmente os jovens, carecem de áreas para lazer e outras atividades. A prefeitura poderia tentar obter recursos junto à iniciativa privada concedendo algum tipo de incentivo.

25 Jul

Calçadas Padronizadas

Infraestrutura Urbana

Vila Velha

A prefeitura poderia sugerir um modelo de calçadas padronizadas. Ao longo de uma quadra as calçadas deveriam estar no mesmo nível e somente de um único modelo. Dependendo do bairro, até mesmo nos mais nobres, as vezes é completamente andar sobre a calçadas devido à desníveis, árvores, lixeiras e outros obstáculos. Lógico que não é algo a ser implantado da noite por dia. Mas a prefeitura deveria dar o primeiro passo em áreas onde estão os prédios publicos, estendendo em seguida a todo município, com um prazo máximo de 10 anos ou mais.

25 Jul

Incentivo Fiscal

Economia

Vila Velha

O Município deveria conceder incentivos fiscais á empresas e instituições de base e pesquisa tecnológica. Essa é a industria dos tempos modernos. Empresas como essas trariam desenvolvimento sustentável para cidade. Demandariam mão de obra qualificada, forçando o município a investir mais na educação básica. Não precisamos mais de arranha céus pela cidade. Vila Velha precisa deixar de ser cidade dormitório. Há ainda grandes áreas na cidade que poderiam abrigar estas empresas.

24 Jul

Loteamento Antigo

Uso do Solo

Praia da Costa

Primeiro acho errado querer tirar o direito dos lotes dos proprietários, uma vez que foi loteado já era. Existem proprietários. Pode ser transformado em parque? Sim, por que não, mas qual a necessidade de derrubar casas? Na europa parques, casas e pessoas convivem. Podemos fazer isso aqui também. não acredito que um estado com tantos verdes falte um local para realizar praticas esportivas. Temos que tirar o direito de uma família ter seu lar para usufruto de uma pequena parcela da população que anda de bike e ou faz caminhada na região, complicado. Falam que o solo e inseguro, balela a mesma empresa que fez o estudo faz a contenção. Falar que e o único espaço verde urbano da grande vitória, balela.. em vitória temos a fonte grande (que não foi loteada) temos o morro da prainha e outros. Agora vc pegar uma área que por lei foi loteada e vendida e simplesmente tornar um parque. É FALTA DE RESPEITO ACIMA DE TUDO. Claro os moradores devem se adequar a leis de preservação, isso implica em adequar suas construções e quaisquer outra necessidade que o meio ambiente impor.

Leandro Galdino Alves

22 Jul

Mobilidade

Mobilidade Urbana

Praia de Itaparica

Boa tarde, a rua Maria de Oliveira Mares guia juntamente com a rua Leila Diniz deveria ser toda em mão única seguindo da Rod Darly Santos a praia de Itaparica. Deveria se buscar um meio de fazer uma pista de mão unica, ligando a Rod do Sol a Darly Santos, passando pelos mesmos bairros. Dessa forma desafogaria o transito intenso na Rua Leila Diniz.

izanildo sabino

22 Jul

Estudo Sobre o Uso e Ocupação do Solo

Uso do Solo

Vila Velha

Um cidade inteligente tem o enfoque numa cidade criatividade e sustentável, que faz uso correto da ocupação do solo, é necessário um diagnóstico sobre o Uso e Ocupação do Solo, verificar o tipo de solo a ser ocupado, a Incompatibilidade ambiental de convivência entre uma atividade industrial e um loteamento residencial na cidade, áreas para parques naturais, identificação de terrenos alagadiços, revitalização dos rios que cortam o município e integração escolas e comunidades.

izanildo sabino

22 Jul

regularização fundiária

Uso do Solo

Vila Velha

É de extrema importância fazer a regularização fundiária da cidade, assim fica mais fácil a cidade crescer de forma ordenada e com as escrituras, as famílias terão segurança jurídica para comprovar que é proprietária dos imóveis, o que garante uma cidade melhor para se viver.

izanildo sabino

22 Jul

Criação do parque Lagoa Encantada

Meio Ambiente

Vale Encantado

Criação e implementação do parque Lagoa Encantada, é região da nascente do rio aribiri, região de mangue e de várias lagoas, área de aves raras, que teve primeiro registro para o Espírito Santo, que é a saracura do banhado. É uma região rica em fauna e flora e que pode ser servir de piscinão natural para as águas da chuva, evitando que os alagamentos piorem na Grande Cobilândia.

izanildo sabino

22 Jul

Criação do Parque Alagados do Vale Encantado

Mobilidade Urbana

Vale Encantado

Criação e implementação do parque Alagados do Vale Encanado, a área é a região de inundação do rio jucu, uma região de alagados que já foram registrados aves raras, que somente encontradas na área, como socói-amarelo, sanã-amarela, mocho-diabo e outras aves, também mamíferos como o gato mourisco, tamanduá, cachorro do mato, lontra e tantos outros. É uma região rica em fauna e flora e que pode ser servir de corredor para o parque de jacarenema.

izanildo sabino

22 Jul

Parque Alagados do Vale Encantado

Meio Ambiente

Vale Encantado

Criação e implementação do parque Alagados do Vale Encanado, a área é a região de inundação do rio jucu, uma região de alagados que já foram registrados aves raras, que somente encontradas na área, como socói-amarelo, sanã-amarela, mocho-diabo e outras aves, também mamíferos como o gato mourisco, tamanduá, cachorro do mato, lontra e tantos outros. É uma região rica em fauna e flora e que pode ser servir de corredor para o parque de jacarenema.

22 Jul

Criação de Unidade de Conservação Alagados do Vale

Meio Ambiente

Jardim do Vale

Criação de Unidade de Conservação Alagados do Vale promovendo a preservação da fauna e flora ricas desta região de alagados tão importantes para o nosso meio ambiente e como planície de alagado do Rio Jucu. Delimitar com retirada de empreendimentos e construções na área de interesse ambiental e promover a unificação com Jacarenema desta região.

Renato Bergamine Lodi

22 Jul

Lotes abandonados

Infraestrutura Urbana

Vila Velha

Intensificar a fiscalização de lotes abandonados por toda cidade, que são utilizados para consumo de drogas e todo tipo de crime e contravenções.

Renato Bergamine Lodi

22 Jul

Rua de lazer

Economia

Praia de Itaparica

Implantar Rua de lazer na Rua Itaquari aos sábados, domingos e feriados, nos mesmos moldes da rua de lazer do Triângulo em Vitória, a fim de incrementar o turismo.

Renato Bergamine Lodi

22 Jul

Potencial turístico

Economia

Vila Velha

Criação de programa municipal, com apoio do governo do estado para melhor aproveitamento do grande potencial turístico do município de Vila Velha.

Renato Bergamine Lodi

22 Jul

Incentivo empresarial

Economia

Vila Velha

Criar programa para atração de empresas/indústrias e disponibilização de área para seu estabelecimento.

Renato Bergamine Lodi

22 Jul

Integração

Economia

Vila Velha

Consolidação das ações necessárias para a integração de fato da Região Metropolitana da Grande Vitória.

Renato Bergamine Lodi

22 Jul

Pavimentação

Mobilidade Urbana

Divino Espírito Santo

Pavimentação com Pavi S (mesma pavimentação do Parque das Castanheiras) das ruas da cidade sem pavimentação e com paralelepípedo.

Renato Bergamine Lodi

22 Jul

Parque Morro do Moreno

Uso do Solo

Praia da Costa

Transformação do Morro do Moreno em parque ecológico, com a retirada de todas construções irregulares e em área de preservação. Implantar projeto para melhor aproveitamento do potencial turístico do Morro e seu entorno.

Renato Bergamine Lodi

22 Jul

Praínha

Economia

Centro de Vila Velha

Sugiro o retorno da feirinha da Praínha e melhor utilização do espaço com o retorno de eventos públicos, como o Festival do Chocolate.

Renato Bergamine Lodi

22 Jul

Orla da praia

Economia

Praia de Itaparica

Sugiro abertura de licitação pública para projeto e implantação de quiosques padronizados e a retirada dos atuais, nos mesmos moldes do projeto implementado em Vitória. Sugiro a construção de banheiros subterrâneos pagos em toda orla. Gostaria de ver a ampliação da ciclovia da orla com mão dupla.

Renato Bergamine Lodi

22 Jul

Ar condicionado nos ônibus

Mobilidade Urbana

Centro de Vila Velha

Sugiro a obrigatoriedade de implantação de ar condicionado em todos os ônibus das linhas municipais para incentivar maior utilização pelos usuários e conforto.

Renato Bergamine Lodi

22 Jul

Fim dos valões

Infraestrutura Urbana

Centro de Vila Velha

Sugiro a implementação de programa de esgotamento sanitário e despoluição dos canais de Vila Velha, o que vai eliminar o mau-cheiro da cidade, que é uma vergonha para todos moradores do município Canela-Verde.

Renato Bergamine Lodi

22 Jul

Festival Anual da Moqueca e Torta Capixaba

Economia

Praia da Costa

Sugiro a criação do Festival Anual da Moqueca e Torta Capixaba no fim de semana da semana Santa para incrementar o turismo da cidade.

Renato Bergamine Lodi

22 Jul

Zona gastronômica

Economia

Praia de Itaparica

Sugiro a implantação de zona gastronômica da orla, com incentivos fiscais para estabelecimentos cadastrados que atendam a requisitos pré-determinados, como higiene, atendimento ao cliente, etc.

Renato Bergamine Lodi

22 Jul

Ciclovias / ciclofaixas / bicicletários

Mobilidade Urbana

Centro de Vila Velha

Sugiro a implantação de ciclovias / ciclofaixas de mão dupla e sinalizadas (sinalização horizontal e vertical) em lugar das vagas para veículos do lado esquerdo de todas grandes avenidas de Vila Velha e com integração entre elas. Após essa etapa, sugiro copiar o modelo de bicicletas compartilhadas de Vitória e a disponibilização de estacionamentos de bicicletas por toda cidade.

21 Jul

Criação de Unidade de Conservação e Parque do Morro do Cruzeiro

Mobilidade Urbana

Santa Inês

Delimitar a área da unidade de conservação, com possíveis desapropriações. Preservação da área, da fauna, flora e recursos hídricos e criação de parque no Morro do Cruzeiro com fomento à educação ambiental.

21 Jul

Efetivação do Parque do Marista

Meio Ambiente

Centro de Vila Velha

Efetivação da área de preservação e Criação e abertura para a população do Parque do Marista.

Aurélio Meneguelli Ribeiro

21 Jul

PROIBIÇÃO DE GRANDES EDIFÍCIOS

Mobilidade Urbana

Praia de Itaparica

Precisamos da proibição de construção de novos edifícios de grande porte. A Praia de Itaparica ainda têm muitos terrenos, mas já está saturada por grandes edifícios. Esgoto, lixo, trânsito, tudo se torna um caos. Que tenham responsabilidade e só aprovem pequenas edificações a partir do novo PDM. Fora prédios de mais de 7 andares! Que se obrigue que tenha lojas e comércio embaixo dos edifícios.

21 Jul

Terrenos Baldios

Meio Ambiente

Divino Espírito Santo

Há em Divino Esp, vários terrenos baldio, que servem para lixões e criminosos se esconderem. A prefeitura deve notificar os proprietários para providências.

21 Jul

Calçada

Mobilidade Urbana

Divino Espírito Santo

Na avenida capixaba próximo ao condomínio village do sol, a calçada está em péssimo estado. A prefeitura deveria solicitar aos moradores realizar a manutenção das mesmas.

R Odrigo A. Bonomo

21 Jul

Muitos apartamento e pouca garagem

Mobilidade Urbana

Praia de Itaparica

A região no entorno da Rodovia do Sol em Itaparica estão sendo construídos prédios com até 200 apartamentos, sendo que apenas ofertando 01 vaga de garagem o que está gerando vários carros estacionados pela rua!!! Só andar nos entornos dos prédios novos e perceber que mesmo não havendo pontos comerciais que justificassem a grande concentração de carros nas ruas estacionados só demonstra que a maioria hoje tem 02 carros, mas os prédios estão oferecendo apenas 01 vaga de garagem!! Esta virando o caos agora sem comércio, imagina quando estiverem funcionando, e os terrenos vazios estiverem com prédios no mesmo patamar.

21 Jul

Construção de quitinetes nos condomínios

Infraestrutura Urbana

Boa Vista I

Gostaria que houvesse maior fiscalização da prefeitura em relação à construção de quitinetes dentro dos condomínios do bairro Boa Vista 2. Já liguei diversas vezes solicitando fiscalização e nunca há retorno sobre a mesma. Sei que se trata de área particular dentro dos condomínios, mas essas construções são feitas de qualquer modo, sem estudo técnico, sem laudo do Crea-ES. Quando um desses quitinetes vierem abaixo, não adianta mais vir Defesa Civil, prefeitura porque poderá ser tarde demais.

21 Jul

Construção de prédios

Infraestrutura Urbana

Boa Vista II

Com o boom imobiliário da cidade, principalmente na orla com prédios altos, criou-se uma barreira de vento. Os bairros que ficam atrás destes prédios sofrem, principalmente no verão, com a falta de vento e calor. Então, creio que já passou da hora da prefeitura avaliar melhor a construção deste espigões pela cidade, favorecendo poucos e incomodando muitos.

21 Jul

Linha de ônibus

Mobilidade Urbana

Divino Espírito Santo

O bairro é um dos maiores de Vila Velha e não tem uma linha de ônibus que vai até o terminal de vila velha. Um linha do transcol saindo do Ibes passando por Santa Inês, divino e até o T. de V. velha seria o ideal.

20 Jul

Parque Municipal Morro do Moreno

Meio Ambiente

Praia da Costa

Incentivo ao turismo, por meio da criação de um parque municipal no morro do moreno. O local, com grande potencial turístico, pela sua beleza peculiar, encontra-se abandonado pela prefeitura de Vila Velha, onde não existe nenhum parque municipal, ao contrário de Vitória, que possui excelentes parques ecológicos.

Deveson Bueno Josué

20 Jul

INCLUSÃO DE BAIRROS

Mobilidade Urbana

Praia da Costa

INCLUIR BAIRROS COMO ITAPUERA DA BARRA NO ZONEAMENTO DE BAIRROS DA MUNICIPALIDADE RECONHECENDO SUA EXISTÊNCIA PARA QUE, ASSIM POSSAM PARTICIPAR DO ORÇAMENTO ANUAL E PODEREM SE ESTABELECER COMO BAIRROS E NÃO COMUNIDADES, FACILITANDO A FISCALIZAÇÃO DA MUNICIPALIDADE, BEM COMO A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

rayane pereira dos santos de jesus

15 Jul

melhorias

Mobilidade Urbana

Barramares

Boa tarde poderia haver uma rede de esgoto em Barramares pois isso não temos e muito ruim pois infelizmente os moradores lançam seus esgotos na rua!!! e também que asfaltasse as ruas pois a São José fica intransitável quando chove!!!

Wilson Santos De Oliveira

14 Jul

Pavimentação da estrada do dique

Mobilidade Urbana

Vila Velha

A estrada do dique é uma rota muito útil de ligação entre a cidade e Cariacica. Pavimentá-la seria excelente, pois diminuiria bastante o tempo gasto nela. Mas não seria asfalto e sim outro material mais ecológico, que facilitasse a infiltração da água no solo, com visíveis benefícios para a região, ainda tão bonita e verde. Construção de ciclovia também seria muito interessante para quem anda motorizado. Não se pode esquecer de instalar câmaras de vídeo monitoramento, para prevenir a violência e também flagrar os indivíduos que insistem em depositar por aí toda e qualquer porcaria, com visível agressão á natureza. Multa neles é necessária.

13 Jul

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO

Meio Ambiente

Barra do Jucu

IDENTIFICAR NO MAPA, A DELIMITAÇÃO DO PARQUE DE JACARENEMA, PARA QUE OS VISITANTES AO NAVEGAR NO MAPA DA CIDADE POSSAM RECONHECER A LOCALIZAÇÃO E DELIMITAÇÃO DA ÁREA. SUGIRO AINDA QUE TODAS AS ÁREAS NATURAIS INSTITUÍDAS E RECOMENDADAS NAS LEGISLAÇÕES MUNICIPAIS (LEI ORGÂNICA,CÓDIGO MEIO AMBIENTE E PDM) SEJAM INDICADAS NO MAPA PARA MELHOR COMPREENSÃO. OBRIGADA

13 Jul

Parque Natural de Jacarenema

Meio Ambiente

Barra do Jucu

Utilizar o Plano de Manejo de Jacarenema durante a revisão do PDM no que tange a referida Unidade de Conservação

13 Jul

ÁREAS NATURAIS

Meio Ambiente

Barra do Jucu

A PRESERVAÇÃO , RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PARQUE DE JACARENEMA DEVE SER PRIORIDADE NAS NOVAS REGRAS DO PDM QUE ESTÁ EM CONSTRUÇÃO. AS ÁREAS NATURAIS DE VILA VELHA DEVEM SER MAPEADAS E GEORREFERENCIADAS .

Mariana Donatelli Figueira

13 Jul

Integração Sistema de ciclovias

Mobilidade Urbana

Itapoã

Sugiro a integração dos sistemas de ciclovias, no município de Vila Velha como um todo, pois grande parte dos deslocamentos realizados dentro do município são possíveis com a utilização desse modal (Ex.: Casa-Escola ou Casa-Trabalho). O que contribui para melhoria da mobilidade urbana, pela diminuição de congestionamentos em períodos de pico do sistema viário, bem como da qualidade do ar, e bem estar do ambiente urbano em geral.

10 Jul

ZEIA, APP OU URBANIZAR

Uso do Solo

Praia da Costa

Primeiro achei incrível a ferramenta, algo simples e muito útil. Parabéns! Quero aqui abordar o assunto ZEIA como um todo e suas particularidades. No caso da Praia da Costa (Morro do Moreno) Acho que devemos pensar melhor nas áreas de APP, principalmente quando é uma área com diversos lotes. Devemos preservar sim a natureza, determinar limites nas construções e principalmente plantar árvores. Pode-se estabelecer 1 árvores com no mínimo 3 metros de altura para cada 100m² de lote. Assim acredito estar revitalizando e não desmatamos a região. Com a falta de urbanização a região fica propícia ao crime, pois se torna esconderijo de bandidos e afins. Além dos coeficientes serem revistos acredito ainda que os moradores da região devem adotar um sistema de tratamento de esgoto artesanal antes mesmo de devolve-lo a prestadora de serviço. Assim como moradores rurais cuidam de nascentes e plantações e recebem incentivo do estado, assim essas regiões de zeia deveriam ser tratadas. Paises desenvolvidos convivem com respeito à natureza e nem por isso deixam de evoluir como um todo. Precisamos nos libertar desse conservadorismo e olhar para frente. Criar uma APP na região não vai mudar o mundo tão pouco o clima da região, uma vez que somos banhados pelo mar e arquipélagos da ilha de Vitória.

Rafael Fanti

11 Jun

Definição das ZEIA's

Uso do Solo

Olaria

Necessidade de delimitar a ZEIA classe A e C do Morro do Jaburuna (mencionado pelo PDM em vigor), assim como definir os índices urbanísticos e demais usos possíveis para as áreas existentes ao redor da APP's.

Mariana Venturini

07 Jun

Ciclovias em toda Av. Carlos Lindenberg

Mobilidade Urbana

Santa Inês

A Av. Carlos Lindenberg é a principal ligação para moradores de Cariacica e Vila Velha ao centro, e a única forma viável de se locomover acaba sendo de carro, ou transporte público. Quem pega ônibus todos os dias na avenida percebe que o fluxo de pessoas indo para o trabalho vindo dessas regiões é enorme. Então, minha sugestão é a implantação de ciclovia por toda a avenida, a mesma só possui em um pequeno trecho entre o bairro da Glória e encontro com a Av. Champagnat, mas é muito pouco e acaba não atendendo os bairros mais necessitados. Acompanhado também de uma iluminação eficaz, já que a avenida também é bastante perigosa a noite.

jose antonio melo soares

07 Jun

canal da costa (alça 3 ponte)

Mobilidade Urbana

Itapuã

01 - cobertura do canal da costa sentido praia da costa,Itapoá e itaparica,para melhoria do transito. 02 - abertura da rua Belo Horizonte,sentido praia de Itapoá,retirada do chalé motel,para melhor humanização do transito 03 - revitalização das ruas resplendor e rua Belo Horizonte. 04 - campo do esporte club tupy ,voltar p comunidade e apoio total da prefeitura.

Suzany Rangel

07 Jun

Praça do Bairro Jockey

Infraestrutura Urbana

Jockey de Itaparica

Melhorar a infraestrutura do bairro, trazendo maior arborização, melhores equipamentos, e acessibilidades.

Celio da Penha

07 Jun

Ciclovia e ciclorotas

Mobilidade Urbana

Itapuã

A Rua Santa Catarina, poderia ter uma ciclovia ou ciclorotas, parfa melhoras o locomoção dos ciclistas.

Marcifran Batista Ferreira

06 Jun

Estacionamento em toda hugo musso

Mobilidade Urbana

Praia da Costa

Diminuir as calçadas e criar estacionamento em toda rua Hugo Musso mantendo duas faixas de via do começo ao fim.

Marcifran Batista Ferreira

06 Jun

Construir aquaviário

Mobilidade Urbana

Glória

Construir aquaviário e estacionamento.

Marcifran Batista Ferreira

06 Jun

Aumento do estacionamento da prainha.

Mobilidade Urbana

Centro de Vila Velha

Aumentar a capacidade do estacionamento da prainha, sem canteiros divisórios, para que possa ser mais bem aproveitado para eventos e etc. Continuar gratuito.

Marcifran Batista Ferreira

06 Jun

Revitalização da prainha.

Infraestrutura Urbana

Centro de Vila Velha

Revitalizar a prainha e melhorar o acesso para veículos transformando numa área de eventos.

Marcifran Batista Ferreira

06 Jun

Reativar o aquaviário.

Mobilidade Urbana

Centro de Vila Velha

Construir/reativar o aquaviário para travessia para capital.

Marcifran Batista Ferreira

06 Jun

Esgoto nos rios/valões

Meio Ambiente

Santa Rita

Identificar onde o esgoto é despejado no valão e desviar esse esgoto para tratamento para que os valões voltem a se tornar rios. Melhorar o aspecto desses valões/rios tomando como exemplo o valão de coqueiral de itaparica.

Marcifran Batista Ferreira

06 Jun

Construir a rua que leva ao topo do morro do moreno.

Mobilidade Urbana

Praia da Costa

Construir a rua que leva ao topo do morro do moreno. Construir calçada e ciclovia.

Marcifran Batista Ferreira

06 Jun

Desviar o esgoto dos valões/rios.

Meio Ambiente

Praia das Gaivotas

Identificar onde o esgoto é despejado no valão e desviar esse esgoto para tratamento para que os valões voltem a se tornar rios. Melhorar o aspecto desses valões/rios tomando como exemplo o valão de coqueiral de itaparica.

Marcifran Batista Ferreira

06 Jun

Asfaltamento e iluminação da estrada do dick

Mobilidade Urbana

Pontal das Garças

Asfaltar e iluminar a estrada do dick. Construir calçada, ciclovia e cortar o mato.

Marcifran Batista Ferreira

06 Jun

Cemitério muito feio e sem mobilidade.

Infraestrutura Urbana

Santa Inês

Deixar o cemitério mais bonito (igual o parque da paz) e melhorar a mobilidade do pedestre pois os túmulos estão muito próximos uns dos outros. Na hora de carregar o caixão, a dificuldade é muito grande. Criar estacionamento para veículos.

Marcifran Batista Ferreira

06 Jun

Asfalto em péssimas condições.

Mobilidade Urbana

Jardim Colorado

Recapear com asfalto.

Marcifran Batista Ferreira

06 Jun

Vagas de estacionamento.

Mobilidade Urbana

Glória

Pintar vagas de estacionamento em toda extenção da rodovia carlos lindenberg.

Marcifran Batista Ferreira

06 Jun

Entulho nas ruas.

Mobilidade Urbana

Divino Espírito Santo

Criar locais próprios para despejo de entulhos.

Marcifran Batista Ferreira

06 Jun

Semáforo sempre aberto para direita.

Mobilidade Urbana

Cobilândia

Para quem retorna da lindemberg passando por baixo da segunda ponte, dois semáforos, os da faixa da esquerda e da direita acionados apenas pelo pedestre e o da faixa da direita obrigatório curvar apenas para a direita. Quem vem de Vasco da Gama para cobilândia, o semáforo acionado apenas pelo pedestre, caso não aconteça o semáforo fica sempre aberto. Descogistionando o trânsito principalmente nos horários de pico.

Marcifran Batista Ferreira

06 Jun

Semáforo fechado sem pedestres na faixa.

Mobilidade Urbana

Divino Espírito Santo

Adicionar um semáforo com botão de acionamento para pedestres. Assim o trajeto fica mais livre para os carros quando não há pedestres para atravessar na faixa.

Marcifran Batista Ferreira

06 Jun

Entulho nas ruas

Mobilidade Urbana

Divino Espírito Santo

Criar locais próprios para despejo de entulhos.

Marcifran Batista Ferreira

06 Jun

Casas no meio do trajeto

Mobilidade Urbana

Santa Inês

Demolir casas que ficam no meio do trajeto. Motoristas são obrigados a fazer muito "zigzag" para locomoção entre os bairros Santa Inês e Ibes próximo da delegacia civil e esses trajetos são muito apertados para os carros.

Marcifran Batista Ferreira

06 Jun

Avenida com péssimo pavimento

Mobilidade Urbana

Coqueiral de Itaparica

Asfaltar novamente devido remendo mal feito.

Marcifran Batista Ferreira

06 Jun

Ruas muito estreitas (Becos)

Mobilidade Urbana

Boa Vista I

Demolir todas as residencias de um mesmo lado para que a rua fique mais larga proporcionando mobilidade, segurança e qualidade de vida.

06 Jun

Sincronização dos Sinais

Mobilidade Urbana

Praia da Costa

Aprimorar a sincronia dos sinais de trânsito.

sugerir melhoria